IPTU

As escolas Municipais de Iturama de Ensino Fundamental Superam a Meta Projetada para 2021 PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Setembro de 2018 17:59

escolas municipais
O √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (IDEB) √© o principal indicador da qualidade do Ensino B√°sico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprova√ß√£o escolar e o aprendizado em L√≠ngua Portuguesa e Matem√°tica.

O IDEB √© importante por ser condutor de pol√≠ticas p√ļblicas em prol da qualidade da educa√ß√£o. √Č a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a Educa√ß√£o B√°sica. O Plano de Desenvolvimento da Educa√ß√£o estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 ‚Äď m√©dia que corresponde a um sistema educacional de qualidade compar√°vel a dos pa√≠ses desenvolvidos.

O trabalho que vem sendo desenvolvido no munic√≠pio no que se refere √† educa√ß√£o resultou em um avan√ßo no IDEB. Os professores da rede Municipal participam de cursos de forma√ß√£o continuada e que em 2017 foram intensificados com mais ades√Ķes e forma√ß√Ķes pr√≥prias do munic√≠pio: Alfabetiza√ß√£o em Foco, PNAIC- Educa√ß√£o Infantil, 1¬ļ ao 3¬ļ Ano e Programa Mais Novo Educa√ß√£o, Forma√ß√£o de Matem√°tica e L√≠ngua Portuguesa 3¬ļ e 4¬ļ ano e GEPEI- Educa√ß√£o Infantil, ministrados pela Secretaria de Educa√ß√£o.

Avalia√ß√Ķes Externas do Munic√≠pio tamb√©m tem sido realidade nas escolas municipais, o que tem proporcionado o repensar na pr√°tica pedag√≥gica.

A Secretaria de Educa√ß√£o incentiva os alunos do Ensino Fundamental II a participarem da OBMEP de Matem√°tica promovendo e estimulando o estudo da Matem√°tica, al√©m de contribuir para a melhoria da qualidade da educa√ß√£o b√°sica, possibilitando que um maior n√ļmero de alunos das escolas municipais possam ter acesso a material did√°tico de qualidade.

O Secret√°rio Municipal de Educa√ß√£o Milton Junior Marrega destaca que desde que assumiu a Secretaria de Educa√ß√£o tem trabalhado no sentido de dar continuidade aos projetos iniciados em 2017 e ao mesmo tempo, buscado aprimorar as a√ß√Ķes para garantir uma educa√ß√£o promissora. Esse ano, com a implementa√ß√£o da BNCC estamos realizando estudos para que o processo de revis√£o curricular √† luz da BNCC tenha in√≠cio. Com isso, a partir dos resultados j√° observados, faremos as altera√ß√Ķes nos planejamentos, alicer√ßadas em estudos da vers√£o preliminar do Curr√≠culo de Minas Gerais, em parceria, n√ļcleo Pedag√≥gico e unidades escolares.

De acordo com o prefeito Anderson Golf√£o os resultados se devem ao trabalho respons√°vel dos gestores, educadores, alunos e fam√≠lia e ressalta que mesmo diante da crise econ√īmica tem tratado a educa√ß√£o do nosso munic√≠pio como prioridade. ‚ÄúAssumimos a Prefeitura em 2017 sabendo que enfrentar√≠amos muitos desafios e mesmo sabendo que muito ainda precisa ser feito, estamos felizes com os resultados‚ÄĚ.

Q
uero parabenizar aos profissionais da Educa√ß√£o do nosso munic√≠pio, pela nota alcan√ßada no IDEB e ressalto a import√Ęncia do trabalho em equipe, Coordenadores Pedag√≥gicos, Supervisores, Professores, Gestores Escolares e principalmente o apoio por parte do Secret√°rio de Educa√ß√£o, concluiu Anderson Golf√£o.

Confira a foto oficial neste-link

Enfim, muito obrigado e parabéns a todos!