Prefeitura de Iturama destaca apoio aos Romeiros que participarão da Caminhada de Santa Rita de Cássia PDF Imprimir E-mail
Seg, 20 de Maio de 2019 11:06

caminhada alexandrita
A Tradicional caminhada da Fé em Peregrinação a Santa Rita de Cássia de Iturama a Alexandrita contará com total apoio da prefeitura através Secretarias Municipais, em parceria com a Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, DER e Paróquias do Município.


O Trajeto oficial que os devotos percorrerão terá o início em frente o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Francisco e Jacinta Marto às 03 horas após a benção aos Romeiros da noite de 21 para 22 de maio.


Mas, a partir 22 horas as barracas instaladas na BR 497 já contarão com voluntários dando apoio e suporte para os romeiros em peregrinação.


No trajeto, os Romeiros contarão com 06 pontos de apoio, sendo: Frigorífico (próximo ao semáforo), Auto Posto Carlitos, Usina Coruripe córrego do Cipó, entrada da fazenda da dona Ivete e o último em Alexandrita com a instalação das barracas, que oferecerá gratuitamente aos participantes: café, leite, achocolatado, caldo, pão com manteiga e água.


Na primeira barraca, serão distribuídos também coletes refletivos para centenas de fiéis que irão percorrer os quase 30 quilômetros de peregrinação.


Além da Novena com Missas realizadas vários dias durante a programação da festa, o dia dedicado a Santa Rita de Cássia (22), conta com missas as 08h30m, as 10h30m e Procissão as 18 horas, saindo da capela percorrendo as ruas até o Santuário de Santa Rita de Cássia, onde será celebrada a Missa campal, presidida pelo Padre José Carlos e concelebrada por vários padres de paróquias vizinhas e a participação de seminaristas e centenas de fiéis.


O prefeito Anderson Golfão, destaca que já mobilizou equipes de diversas secretarias para dar todo suporte aos romeiros. “Estaremos dando todo apoio aos romeiros. As equipes já se organizaram para fazer a distribuição de coletes, alimentos e água nos diversos pontos de apoio. Aproveito e peço a proteção especial de Santa Rita a todos que estão em peregrinação demonstrando a sua fé e devoção. Peço também a atenção redobrada dos condutores de veículos que trafegam na rodovia durante esses dias para que nenhum acidente venha acontecer”, finalizou Anderson.


História - Peregrinação de Santa Rita de Cássia


As terras do Distrito de Alexandrita foram doadas em 1850 pelo casal José Alves de Oliveira e Rita Maria de Jesus para a formação de um povoado. Ambos devotos de Santa Rita de Cássia, doaram 82 alqueires da Fazenda Monte Alto a Santa Rita de Cássia, escriturando à Diocese de Uberaba. Ali se iniciou o Povoado de Monte Alto às margens do Ribeirão do mesmo nome.

Em 12 de dezembro de 1954, foi elevado a Distrito com o nome de Alexandrita em homenagem a D. Alexandre, bispo de Uberaba, que visitava esporadicamente o povoado em trabalho pastoral, e à Santa Rita de Cássia, padroeira do Distrito. A festa religiosa em honra à Santa Rita é realizada na localidade desde a época de seus fundadores e continuou crescendo cada vez mais.

A reza do terço, as novenas, batizados e casamentos, aconteciam na casa dos fundadores. Cada vez mais pessoas, cristãos exemplares, participavam em busca da Graça de Deus. Muitos moradores aportaram nas terras no Patrimônio de Santa Rita e fixaram moradia na terra massapé vermelha da região.

A partir de 1946, transferiu-se o lugar da missão para o povoado. Ali os padres missionários pregavam, celebravam a eucaristia e demais sacramentos, sob uma frondosa figueira, onde mais tarde construíram uma casa para hospedar o bispo e os padres que o acompanhavam. Construíram também um rancho com esteios de aroeira fincados na terra batida, madeiramento de pororocas com ripas de taboca e cobertura de folhas de bacuri.

A primeira igreja construída no pequeno povoado foi em honra de Nossa Senhora Aparecida, por causa de uma promessa do fazendeiro Alcides Roberto Barbosa e sua esposa D. Almesira, onde colocaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que tinham em sua residência. Essa primeira capela hospedou também a grande imagem de Santa Rota de Cássia, trazida de Cuiabá por um casal de devotos. A pedra fundamental da Igreja de Santa Rita foi abençoada e lançada em 10 de agosto de 1969 e a construção iniciou-se a seguir. Essa igreja, atualmente, recebe a grande peregrinação, todos os anos, no dia 22 de maio.

A devoção manifestada antes, no reduto dos poucos moradores do povoado e dos fazendeiros com seus agregados, hoje congrega fiéis devotos de vários municípios da região e dos vizinhos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A fé desse povo fiel e a gratidão pelas graças alcançadas por intermédio de Santa Rita de Cássia estimulam o grande número de promessas à Santa Rita. O povo manifesta sua gratidão durante a celebração religiosa, em 22 de maio, de cada ano. A caminhada de 30 km pela BR-497 cresceu muito e necessitou de uma organização por parte do poder público devido a dimensão que a mesma tomou. As graças alcançadas e divulgadas pelos caminheiros de Santa Rita faz crescer cada vez mais as filas de peregrinos que encontram na intercessão de Santa Rita alento para seus fervorosos pedidos.

A festa em honra a Santa Rita acontece em maio, com novenário, quermesse, forró regional, encerrando no dia 22 com a recepção dos peregrinos de Santa Rita, uma grandiosa procissão seguida de missa campal, na praça em frente à igreja matriz de Santa Rita.

Em 2005 as professoras Francisca Alves Villas Boas e Aldeni Aparecida Alves Janones, ambas da Secretaria de Educação e Cultura, fizeram o 1º projeto organizando e oficializando a Peregrinação de Santa Rita de Cássia de Iturama a Alexandrita como evento de turismo religioso.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, Saúde, Turismo, Finanças, Esporte e lazer, Recursos Humanos, Educação, Agricultura e Pecuária, Governo, Desenvolvimento Social, Planejamento e Industria e Comércio (Dados divulgados pela Divisão de Patrimônio Cultural).

 
Copyright © 2019. Prefeitura de Iturama.Desenvolvido por Intercode