Secretaria de Saúde faz alerta a população sobre cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti. PDF Imprimir E-mail
Qui, 16 de Janeiro de 2020 11:56

Dengue Jornal
A Secretaria de Saúde de Iturama alerta a população para os cuidados necessários à proteção da saúde contra a dengue durante o período chuvoso, quando ocorrem chuvas intensas e/ou prolongadas, enchentes e enxurradas, dentre outros eventos adversos que podem favorecer o aparecimento de focos do mosquito.


E se o assunto é dengue, muita gente quer fazer de conta que a água parada só se acumula no terreno do vizinho. Mas isso não contribui em nada para combater o Aedes. A responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um. Depósitos de água, pratinhos de plantas, bandejas de geladeira, de umidificador, ar condicionado e filtros d'água; além de garrafas retornáveis e lixo, são alguns dos mais frequentes focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados pelos agentes de endemias em residências.

Lembrando que o "mosquito da Dengue", também pode transmitir a Chikungunya e a Zika.

Não vamos facilitar a vida do Aedes, elimine os focos do mosquito! É preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte.

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus. Esses levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e índices superiores a 4%, risco de surto.

 

 
Copyright © 2020. Prefeitura de Iturama.Desenvolvido por Intercode