Aquicultura - CVT firma parcerias com associações de pescadores

 Iniciativa visa profissionalização da produção; Aquirama colocará produtos à disposição dos consumidores na feira-livre deste domingo

 cesto

Divulgação

O CVT (Centro Vocacional Tecnológico) de Iturama, com a meta de capacitar o cidadão para o desenvolvimento de culturas sustentáveis, firmou convênios com duas associações de pescadores, uma de Iturama, a Aquirama (Associação dos Aquicultores de Iturama), e outra de Carneirinho, a Aspamuc (Associação dos Piscicultores e Aquicultores do Município de Carneirinho). Ambas são formadas por pescadores artesanais e pequenos produtores rurais voltados à aquicultura amadora.

 

 

Pelo convênio, a meta é oferecer o espaço do Laboratório de Carnes e Derivados do CVT para a capacitação de mão de obra na filetagem do pescado, bem como para a elaboração de defumados, embutidos e produtos diversos derivados do pescado. Segundo o coordenador geral do CVT, Douglas Roberto de Souza Oliveira, a parceria visa ainda profissionalizar a produção, para um ganho maior no processamento do pescado, proporcionando abertura de mercado aos pequenos produtores.


Comercialização

Neste domingo, dia 19 de dezembro, a Aquirama, colocará à disposição do consumidor seus produtos na feira-livre de Iturama, entre eles: filé de tilápia, filé de tilápia defumado, linguiça de tilápia, croquete de tilápia com queijo e tilápia inteira fresca e vicerada. “O peixe estará acondicionado ‘vivo’ em um tanque oxigenado e será abatido e vicerado no momento da compra, proporcionando ao consumidor um produto fresco e saudável.”

Oliveira ressalta que o projeto de criação da tilápia elaborado pela Aquirama é uma iniciativa sustentável no moldes da aquicultura familiar que visa à criação do peixe com a menor interferência possível na natureza, pois o pescado é criado em tanques redes dispostos diretamente no rio, não havendo nenhum tipo de manutenção artificial, além da alimentação.

“Há ainda um projeto da Secretaria de Educação do Município de Iturama no sentido de inserir o produto regional na merenda escolar, sendo inclusive uma exigência legal do governo federal, por meio da Resolução nº. 38/2009 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A orientação é que os municípios deverão comprar 30% dos produtos de pequenos produtores do município para o preparo da merenda escolar, incentivando assim as áreas de produção da cidade.”

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: