Auxílio Financeiro - Período para renovação do benefício será aberto

Universitários devem apresentar requerimento referente ao segundo semestre entre os dias 28 e 30 deste mês, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação

DSC07906

Os universitários atendidos com o auxílio financeiro para alunos de baixa renda familiar que cursam o ensino superior não gratuito na cidade de Iturama, Estado de Minas Gerais, terão os dias 28, 29 e 30 de junho, das 8h às 12h, para apresentar o requerimento de renovação do benefício para o 2º semestre de 2010 e a documentação exigida, na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio Grande, número 1.205, Centro.

Para facilitar o processo, os documentos exigidos estão consignados no edital que está disponível no mural da Prefeitura, no mural da Secretaria de Educação e no site www.iturama.mg.gov.br, link “Programa Auxílio Financeiro”.

O processo de inscrição para as vagas remanescentes será aberto apenas após a conclusão do período de renovação.

Investimento

Pela iniciativa, a Prefeitura de Iturama investe mais de R$ 1,1 milhão por ano para atender os universitários de baixa renda que residam há pelo dois anos no município. O Programa é voltado para alunos que buscam ingressar ou já ingressaram na Faculdade Fama ou nos cursos telepresenciais da Unip (Universidade Paulista).

Cada aluno beneficiado tem direito a uma bolsa mensal de R$ 200, caso opte pelos cursos da Fama. Já os universitários da Unip têm R$ 100. As inscrições para os interessados são abertas duas vezes ao ano, em janeiro e junho, e para que os universitários continuem sendo atendidos é preciso que cumpram algumas exigências, como por exemplo, manter bom desempenho educacional.

O aluno que não mantiver freqüência regular de no mínino 75% e aproveitamento satisfatório em todas as disciplinas de acordo com a média semestral mínima exigida pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado perderá o benefício, ficando impedido de participar da seleção pelo período de um semestre.

A Lei n.º 3.804, de 18 de fevereiro de 2009, que instituiu a concessão do auxílio financeiro, foi uma das primeiras implementadas pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) assim que verificou a necessidade de melhor assistir os universitários de Iturama. No ano passado foram cerca de R$ 1 milhão apenas para atender os bolsistas inseridos no Programa de Auxílio Financeiro, um total de 500 assistidos. Somado com os investimentos com o transporte dos universitários para unidades da região, a Prefeitura de Iturama direciona mais de R$ 2,2 milhões por ano para o ensino superior.

“Investir em educação é, sem dúvidas, um dos caminhos mais acertados para o desenvolvimento, por isso a lei que instituiu o “Programa de Auxílio Financeiro para os Alunos de Baixa Renda Familiar que Cursam o Ensino Superior” foi uma das minhas prioridades logo no início da gestão. Hoje são 500 bolsas de estudo para universitários de nosso município e parcerias com faculdades da região que possibilitam descontos nas mensalidades. Este é um projeto que vamos assegurar neste mandato.”

Elizandra Manfrim Magossi