Balanço Carnaval

“Iturama de Bola Cheia”

Carnafolia 2010 supera expectativa dos organizadores

Comissão estima que tenham passado pela Avenida Prefeito Juca Pádua 22 mil pessoas por noite de Carnaval; circuito deverá ser ampliado em 2011

Milhares de foliões lotaram a Avenida Prefeito Juca Pádua durante o Carnafolia 2010 - “Iturama de Bola Cheia”, entre sexta-feira da semana passada e esta terça. Segundo os organizadores, o público em cada uma das cinco noites de Carnaval ficou entre 20 mil e 22 mil, o que superou a estimativa inicial da Comissão Organizadora da festa, que era de receber cerca de 15 mil pessoas por noite, público do ano passado.

Na abertura oficial da festa, o prefeito Claudio Tomaz de Freitas (PSC), ao lado da primeira dama Poliana, de secretários e vereadores, agradeceu novamente a todos os organizadores e parceiros pelo trabalho que possibilitou que a Prefeitura de Iturama realizasse mais um carnaval de portões abertos para o público.

Segundo o prefeito, a promoção ao lazer e ao entretenimento para as famílias de Iturama é uma das metas, bem como o investimento na promoção de eventos que já são tradicionais no município, o que fortalece a cultura e o regionalismo. “Além da realização do Carnaval 2010, já trabalhamos para promover mais uma exposição agropecuária, também sem a cobrança de ingressos.”

Sucesso

O sucesso da festa é atribuído, entre outras coisas, ao trabalho realizado pela Comissão Organizadora do Carnaval desde o ano passado. “Agora, estamos colhendo os frutos. Vimos o sucesso, pela grande adesão dos foliões, e também ouvimos, já que as pessoas nos param nas ruas para elogiar a estrutura e organização”, conta o presidente da Comissão, Osmar de Oliveira Rodrigues.

A grade de shows trazida para Iturama, com bandas que se destacam no cenário nacional de micaretas, também foi ressaltada por ele. O Carnaval foi aberto pela banda Matraka, na noite de sexta-feira, seguida por Sem Limite da Bahia, no sábado; Batom na Cueca, no domingo; Tati Romero, na segunda; e Bombatuk, que encerrou a folia na noite de terça-feira. As matinês receberam a garotada nas tardes de domingo e terça-feira. As noites de sexta, sábado e segunda-feira foram as de maior público, segundo Osmar.

Premiados

O início da noite de sábado foi reservado para o tradicional desfile dos blocos: “Os Amigos Fura Olho”, “Trem Bala”, “As Piriguetes”; “Os Kazecas”; “Os Atolados”; “A Grande Família Ribeiro”; “Eu Acho é Pouco”, “Os Brahmeiros” e “Itaipava”. Destaque para “As Piriguetes”, bloco vencedor do primeiro prêmio (R$ 3 mil), “Os Atolados”, que levou para casa o segundo prêmio (R$ 2 mil) e “Itaipava” e “Os Kazecas” que ganharam, respectivamente, R$ 1 e R$ 500, terceiro e quarto prêmios. Entre os patrocinadores, a Prefeitura de Iturama, Auto Posto Eldorado, Construrama e Camac.

Segurança

Ainda de acordo com Osmar, balanços do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar apontam apenas para pequenas ocorrências durante a festa. “As equipes de segurança ficaram de plantão 24 horas, mas, felizmente, não tivemos registros graves. Também no posto médico montado na Avenida Prefeito Juca Pádua poucos foram os atendimentos necessários.”

2011

Está enganado quem pensa que a Comissão Organizadora, depois de passado o Carnaval 2010, pensa em descansar. “Já conversamos sobre a festa que realizaremos no ano que vem e temos como certas as necessidades de ampliar o espaço na Juca Pádua, para além dos 500 metros ocupados neste ano - até que consigamos concretizar o projeto do nosso Sambódromo -, e ampliar ainda a potencia de energia para melhor atender foliões e as pessoas que trabalham durante as noites de festa.”

Para a definição dos shows para o próximo ano deverá ser feita uma enquete com a comunidade, para verificar as preferências. “Neste ano também deveremos disponibilizar um endereço eletrônico para que os foliões votem nas bandas que mais gostaram. Esse retorno para nós da Comissão é muito importante para continuarmos fazendo uma festa de qualidade.” Outra possibilidade será a de ampliar o espaço para que mais escolas de samba desfilem, como hoje acontece com a Unidos do Tiradentes.

Economia

Quando pensada a realização do Carnaval em Iturama, o setor de entretenimento não é o único a ser considerado. A economia como um todo ganha aliados atraídos pela realização de uma das maiores festas do calendário nacional e pelo feriado prolongado. O mototaxista Valter Renato é um dos profissionais que verificaram um aquecimento nos negócios.

“Em todas as noites tivemos grande procura pelos serviços que oferecemos. Posso dizer que houve um movimento 50% maior em todas as noites de shows, quando comparadas com as demais noites. Para nós, com certeza, o balanço é positivo.”

Dona Dalva Garcia Pereira, proprietária de uma panificadora de Iturama, também comemora. “Ainda não paramos para pensar em percentuais, mas certamente as vendas aumentaram. Posso dizer que neste ano nosso movimento foi ainda melhor, quando comparado com o período do Carnaval do ano passado.” Segundo ela, os produtos mais procurados são também os mais servidos no café da manhã, os tradicionais pão e leite.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Iturama, Adir Souza Lima, informou que a entidade deve finalizar um balanço sobre as vendas no período de Carnaval, mas como comerciante a expectativa é positiva. “Trabalho com materiais de decoração e de utilidades domésticas e os estoques que fizemos para atender os consumidores especialmente para os dias de festa - como, por exemplo, de caixas e canecas térmicas -, chegaram ao fim rapidinho. Entre quinta e sábado verificamos uma procura entre 40% a 50% maior do que nos demais dias. Isso é extremamente positivo e acredito que grande parte dos comerciantes tenha verificado o mesmo.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512