Biblioteca Volante do SESC é sucesso em Iturama

Projeto disponibilizou à comunidade, nesta terça-feira,

10 mil títulos e uma série de atrações teatrais ao ar livre

fotos_prefeitura_1_044

Marco Antônio Silva

Muita cultura e diversão ao ar livre foram oferecidas nesta terça-feira, na Praça Dona Francisca Justiniana de Andrade, por meio da vinda da Biblioteca Volante do SESC (Serviço Social do Comércio) a Iturama. Dez mil títulos em línguas Portuguesa e estrangeira foram disponibilizados para os públicos infantil e adulto, além de uma série de espetáculos.

A meta do projeto, criado há 25 anos, é levar a leitura até as comunidades e, desta forma, despertar interesse crescente pelas histórias escritas. Em apenas um dia, são emprestados entre 300 a 500 livros, o que não foi diferente em Iturama. Entre os títulos mais procurados aqui, os dos escritores Zibia Gasparetto, Sidney Sheldon e Paulo Coelho, além de centenas de autores especializados em literatura infantil. No dia 16, a equipe retornará à cidade para recolher os livros emprestados, material que será oferecido a outras comunidades.

“Esta é a terceira vez que estamos em Iturama e o público daqui sempre nos prestigia. Nossa meta é atender a todos os municípios, de pequeno ou grande porte, e, em média voltamos a cada um ou dois anos. Quanto maior o interesse da cidade em ter a nossa presença, mais rápido voltamos”, conta Paulo Reis, coordenador do projeto, agradecendo pela forma que a equipe foi recebida em Iturama.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, informou que sempre estará empenhado para ampliar as oportunidades culturais oferecidas à comunidade, principalmente, as com acesso gratuito. “A Biblioteca Volante é um exemplo disso. Estaremos em contato com o SESC para trazer o projeto sempre que possível.”

fotos_prefeitura_1_043

Lucas Andrade, 14, estudante da escola Nossa Senhora de Lourdes, disse que esta foi a primeira vez que teve a oportunidade de conhecer o projeto de perto. “Gostei muito do teatro de todos os livros.” O garoto Ailton Kevem Silva Oliveira, de dez anos, matriculado na escola Dalva Garrido, viu a oportunidade como uma forma de ampliar o número de livros já lidos. “Aproveitei para pegar seis deles emprestados e vou ler todos. Acho tudo isso muito bom.”

fotos_prefeitura_1_015

Projeto

O projeto Biblioteca Volante amplia as condições de leitura e o acesso a livros por meio de um caminhão baú que circula pelas cidades e dá à população oportunidade de fazer empréstimos e pesquisas. O público tem livre acesso às estantes da biblioteca e os títulos podem ser consultados e pegos mediante cadastro gratuito e informatizado na própria unidade móvel.

A vinda até o município foi programada pela Secretaria Municipal de Educação e organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, sob a responsabilidade de dona Adeni Queiroz Diniz, que é quem dirige a Biblioteca Municipal.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512