Carnaval 2011 - Regulamento é transmitido a representantes dos blocos

Entre as especificações, a proibição de fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e a perda de pontos em caso de envolvimento em ocorrências policiais

Foto: Aldair de Lima

Os procedimentos que deverão ser seguidos no “Carnafolia 2011 – Um Furacão de Alegria” foi debatido nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, pelos representantes dos blocos carnavalescos, pelo presidente da Comissão Organizadora, Osmar de Oliveira Rodrigues, e pelo controlador interno da Prefeitura de Iturama, Dyoney Marques de Queiroz, responsável pela elaboração dos 15 artigos especificados no Regulamento n.º 0/2011.

O lançamento da festa será neste sábado, 26 de fevereiro, em Iturama, com um esquenta que terá a participação de trio elétrico. No dia 27, o pré-carnaval será no Distrito de Alexandrita, às 15h, na Praça Central. Já as noites de Carnaval terão início na próxima sexta-feira (dia 04/03) com as presenças de duas bandas “Bom Batuk” e “Alê Carrijo”. “Porto Seguro” se apresentará no sábado (05/03); “Sambalada”, no domingo (06/03); “Ballu Bacana", na segunda (07/03); e “Banana Joe”, na terça-feira (08/03).

Pelo Regulamento, fica oficializada a participação de sete blocos – Chicão Itaipava, Os Kazecas, A Grande Família Ribeiro, As Piriguetes, Os Mercenários, Os Bons de Gole e Impacto Som -, com o total de 1.650 participantes que desfilarão no dia 5 de março, às 21h, na Avenida Prefeito Juca Pádua. A escola de samba Unidos do Tiradentes entrará na Avenida com seus 200 integrantes às 21h do dia 7 de março, levando ao sambódromo o tema Ecologia.

Neste ano, serão distribuídos R$ 6,5 mil entre os quatro blocos que mais se destacarem após julgamento dos seguintes quesitos: animação, originalidade e organização. A ordem para o desfile dos blocos, segundo sorteio realizado nesta quinta-feira, é a seguinte: 1.º - Os Kazecas; 2.º - As Piriguetes; 3.º - Os Mercenários; 4.º - A Grande Família Ribeiro; 5.º - Impacto Som; 6.º - Chicão Itaipava; 7.º - Os Bons de Gole.

Proibições

Segundo ressaltado no Regulamento, são proibidas a venda e a distribuição de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, bem como o consumo, sendo que os blocos deverão fixar cartazes que descrevam a proibição. Ficam também vetados os usos de fogos de artifício de qualquer espécie e de garrafas e copos de vidro no espaço destinado ao Carnaval.

“No caso de ocorrência policial, tumulto e brigas envolvendo integrantes dos blocos, eles serão penalizados com a perda de dez pontos na pontuação geral, por incidente, desde que ocorrido nas dependências do evento.” De acordo com Queiroz, as ocorrências poderão ser informadas à comissão pelos integrantes dos blocos, cidadãos ou autoridades.

Segundo Rodrigues, o que está especificado no Regulamente foi repassado a todos os representantes dos blocos para que nenhum deles descumpra os artigos por alegar desconhecimento. “Entre as prioridades, estão a segurança dos foliões e a competição saudável entre os grupos.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512