Conferência Municipal de Saúde é realizada nesta sexta-feira

Metas são avaliar o Sistema Municipal e eleger os integrantes

do Conselho para o biênio 2010/2011

Arquivo
Iturama sedia nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a 6.ª Conferência Municipal de Saúde - “Estruturando o SUS em Iturama”, na Sori (Sociedade Recreativa Ituramense), Avenida Dom Pedro II, número 451, bairro São Miguel. O credenciamento será iniciado às 7h30 e a abertura oficial está programada para as 8h.

As principais metas são avaliar o Sistema Municipal e eleger os integrantes do Conselho Municipal para o biênio 2010/2011. Na manhã desta quinta-feira, representantes do setor reuniram, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para finalizar os detalhes. Além da comunidade de Iturama, foram convidados representantes de 27 municípios da região e de Santas Casas do Estado de São Paulo.

O secretário municipal de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas, explica que se trata de uma oportunidade para que a realidade da assistência em saúde seja debatida por moradores do município e do Distrito de Alexandrita. “Vamos traçar as diretrizes para a execução de propostas na saúde pública. Desta forma, a participação da população é de fundamental importância para que tenhamos um atendimento de qualidade sempre crescente e que atenda aos anseios da comunidade.”

Dantas explica que foi realizada uma série de pré-conferências entre os dias 7 e 21 de junho nas áreas de atendimento dos PSFs (Programas de Saúde da Família) do Distrito de Alexandrita e dos bairros Bom Sucesso, Antônio Bráulio, Amazonas, São Miguel, Jardim América, Tiradentes e Centro, incluindo todas as regiões.

“A Conferência Municipal ainda é uma forma de prepararmos as questões que serão levadas à pré-conferência da microrregião e das conferências Estadual e Nacional, que terão datas definidas em breve”, diz Dantas. Na oportunidade, também será votada a aprovação do regimento.

Eixos

A presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Nelci Aparecida Gutierrez Camargo, explica que a Conferência será realizada focando cinco eixos de trabalho: “Atenção Básica”, “Atenção Especializada”, “Assistência Farmacêutica”, “Vigilância à Saúde” e “Gestão em Saúde”. “Cada um destes eixos será coordenado pelos representantes das respectivas áreas de atuação. Esta é uma forma de direcionar de for mais efetiva os debates para os setores específicos.”

Conselho

Os integrantes do Conselho Municipal de Saúde têm a função deliberativa sobre todos os projetos no setor, incluindo o Plano Municipal para este ano e 2011, têm autonomia para aprovação do relatório anual de gestão e para discutir toda a programação a ser colocada em prática no município.

As reuniões são realizadas mensalmente e as contas colocadas em debate a cada três meses. Ao todo devem ser eleitos 32 conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes. Metade da composição (50%) deve ser de usuários, 25% formada por trabalhadores da Saúde e os outros 25% pelo governo e prestadores de serviço.

Programação da 6.ª Conferência Municipal de Saúde

7h30 – Credenciamento