Cozinha Brasil

“Alimentação Inteligente”

 

Unidade do Cozinha Brasil está em Alexandrita

 

Curso realizado pelo Sesi, em parceria com a Prefeitura de Iturama, foi iniciado nesta terça-feira; meta é o acesso à alimentação nutritiva e mais barata

 

Com a meta de possibilitar que a comunidade tenha acesso a uma alimentação mais rica em nutrientes e mais barata, uma equipe do Programa “Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”, desenvolvido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), em parceria com o Governo Federal e Prefeitura de Iturama, está no Distrito de Alexandrita para ensinar receitas nutritivas e dar dicas de reaproveitamento. Tudo gratuitamente.

O curso, que dá direito a certificado de conclusão e a um livro com as principais receitas, será ministrado nesta terça, quarta e quinta, das 7h30 às 9h30, na frente do Salão Paroquial, local definido pelos organizadores para receber a unidade móvel - a cozinha experimental pedagógica. De acordo com informações da coordenadora da Divisão de Ação Social da Prefeitura de Iturama, Iolanda Aparecida Sinibaldi, ainda há vagas e os interessados poderão se inscrever pouco antes do início das aulas.

“O ‘Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente’ já foi trazido para Iturama e Alexandrita no ano passado, com ótimos resultados. Neste ano, a ideia era realizá-lo também em Iturama, na última semana, o que não foi possível por problemas técnicos”, informa Iolanda.

Agora, de acordo com ela, a previsão é que o município possa ser incluído novamente no programa no segundo semestre. “Vemos a iniciativa como extremamente proveitosa porque ensina a comunidade a preparar os alimentos da melhor forma possível. Muitos descartam as cascas da melancia por não saber que elas podem ser aproveitadas muito bem, como por exemplo, para fazer doce. Com a orientação da equipe do Sesi, essas pessoas poderão usar o que muitas vezes, de forma errônea, vai para a lata de lixo”, diz ela.

 

O Programa

Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Conselho Nacional do Sesi desenvolveu o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tornando-se mais uma ação do Programa Fome Zero, do Governo Federal, com apoio das Federações das Indústrias e Departamentos Regionais do Sesi de todo país.

O programa visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

O ‘Cozinha Brasil’ pretende mudar o comportamento da população no que se refere a hábitos alimentares e propiciar o aproveitamento integral dos alimentos. No Brasil 30% dos alimentos são perdidos e esse Programa é um dos caminhos para a educação alimentar e para erradicar a fome e a desnutrição no país.

Além disso, a equipe do programa orienta e conscientiza a população sobre captação, tratamento, armazenamento e consumo da água – informações essenciais para a manutenção das condições de saúde e de produção.

A ideia é também que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos sobre a alimentação inteligente.

 

Serviço:

Programa “Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”

Local – Distrito de Alexandrita, na frente do Salão Paroquial

Data – terça, quarta e quinta-feira

Horário – das 7h30 às 9h30

Inscrição – gratuita e pode ser feita no local

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.