Educação promove intercâmbio entre equipes do Brasil Alfabetizado e EJA

Grupo de estudos é realizado nesta quinta e sexta-feira

na Secretaria Municipal de Educação de Iturama

Foto: Aldair de Lima    Aula inaugural do Brasil Alfabetizado, em abril

Possibilitar a troca de informações entre as equipes de profissionais que trabalham nos projetos Brasil Alfabetizado e EJA (Educação de Jovens e Adultos) é a meta de um grupo de estudos realizado nesta quinta e sexta-feira, na Secretaria Municipal de Educação de Iturama.

Ambos os projetos são voltados para difundir o aprendizado àqueles que não freqüentaram o ensino regular. O primeiro acima citado, entretanto, é direcionado para os que ainda não sabem ler e escrever; já o segundo, é considerado uma continuação do Brasil Alfabetizado. A faixa etária atendida é a partir de 15 anos e as aulas são ministradas gratuitamente para a comunidade. Atualmente, 64 alunos estão matriculados no Brasil Alfabetizado e 242 no EJA.

“Além do intercâmbio de informações, o encontro tem como meta possibilitar o treinamento das equipes, de acordo com material apostilado preparado pelo MEC (Ministério da Educação). Os treinamentos são periódicos, por meio dos quais ressaltamos ainda a importância do projeto como uma forma de possibilitar novas oportunidades para aqueles que não freqüentaram os estudos por diferentes razões. Queremos que as pessoas entendam que sempre é tempo de estudar, uma vez que nunca é tarde para aprender”, diz a coordenadora do Brasil Alfabetizado Lilia Aparecida Nunes Queiroz.

Oportunidades

Lilia considera que o aprendizado não é apenas uma forma de melhorar a qualidade de vida e as oportunidades dos inseridos nos projetos de alfabetização. “Os adultos ainda são estimulados a perceber a importância que o ensino tem na vida de todos, o que desperta a responsabilidade sobre a garantia da inclusão dos filhos na rede de ensino.”

Três novas turmas do Brasil Alfabetizado deverão ser iniciadas em setembro. Os interessados devem procurar umas das escolas da rede municipal de ensino ou a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Rio Grande, número 1.205, Centro de Iturama.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512