Equipes municipais ampliam conscientização contra queimadas urbanas

Sensibilização é um dos focos, no mês de setembro, do trabalho das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura

As equipes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente intensificam, durante todo o mês de setembro, as ações contra as queimadas urbanas. A meta é que a população não utilize o fogo para “limpar quintais”, conscientizando contra hábitos e atitudes individuais que afetam a saúde coletiva. Além de serem causadoras da poluição ambiental, as queimadas empobrecem o solo e colocam a segurança de pessoas e animais em risco.

Nas escolas municipais o assunto é trabalhado por meio de uma série de atividades pensadas para sensibilizar alunos de todas as séries e também para que sejam multiplicadores de informação entre os pais e demais familiares. A técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adriana Cristina Freitas Pádua, explica que as atividades foram sugeridas pela bióloga Terezinha de Cássia Vinhal Queiroz, uma das responsáveis pela luta contra as queimadas em Iturama.

“A idéia é que a mensagem de sensibilização seja levada a todas as comunidades do nosso município para que juntos possamos evitar a prática. Desta forma, as atividades pedagógicas são amplamente trabalhadas em nossas unidades escolares”, cita Adriana.

Projeto

Terezinha de Cássia, que no início do mês de junho divulgou o projeto “Iturama na Batalha contra Doenças Respiratórias – Controle da Gripe H1N1” - para conscientizar alunos e a população para abolirem o costume das queimadas nos quintais e lixos em residências e escolas -, volta a salientar a importância do engajamento de todos contra as queimadas. “Com o tempo seco, além dos problemas ambientais, a prática agrava os casos de doenças respiratórias.”

Multiplicadores

Segundo Terezinha de Cássia, no ambiente escolar é verificado como os alunos assimilam as discussões sobre o assunto para que, além de se engajarem pela causa contra queimadas, auxiliem como multiplicadores eficientes de informações. “Conscientizamos sobre os riscos que as queimadas podem representar a todos nós. Consequentemente, os estudantes levarão as informações até os familiares e vizinhos”, explica ela.

Elizandra Manfrim Magossi