Ferrovia Norte/Sul - Iturama busca expandir desenvolvimento por meio da Extensão Sul

Meta é impulsionar o setor econômico e, consequentemente, a geração

de empregos; nova etapa de obras deve ser iniciada em agosto

Aldair de Lima

Mostrar à população as oportunidades que a construção da Ferrovia Norte/Sul (FNS) proporciona à macrorregião foi o objetivo de um workshop realizado na manhã desta quinta-feira (24 de junho) em São Simão (GO), iniciativa acompanhada pelos secretários municipais de Governo e de Finanças de Iturama, respectivamente, Tércio José Araújo e João Batista Leandro Silva, representantes do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) no evento.

O prefeito não pôde participar porque esteve em Belo Horizonte para a oficialização do projeto Novo Somma (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros) em Iturama. Por meio da assinatura do convênio, também nesta quinta-feira, o município investirá R$ 7 milhões no setor de infraestrutura para atender as comunidades dos bairros Diógenes de Souza e Amazonas, na região sul do município: redes pluviais no Amazonas e Dr. Diógenes e ainda a pavimentação da primeira localidade citada. Do total de investimento, cerca de R$ 2 milhões é referente à contrapartida da Prefeitura.

No que se referente à Ferrovia, até o final deste ano, os trilhos ligarão São Luiz do Maranhão a Anápolis (GO) - 1.574 quilômetros -, e, partir do mês de agosto, a Extensão Sul será iniciada, partindo de Ouro Verde, em Goiás, até Estrela D’Oeste (SP), abrangendo Iturama – projeto que será executado pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. Serão outros 700 quilômetros de obras que deverão ser entregues em três anos.

A construção do ramal sul será dividida em cinco lotes, com as instalações de canteiros de obra e de pólos de desenvolvimento em setores como biocombustível, indústria, qualificação profissional, logística de carga e infraestrutura.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás, Oton Nascimento Júnior, presente no workshop, a comunidade deve aproveitar o momento e já buscar orientações sobre negócios que podem ser implementados, apontando como parceiros o Sebrae, na sugestão de iniciativas, e o Banco de Brasil, na disponibilidade de linhas de crédito.

“Hoje sabemos que os percentuais de valores dos produtos referentes à logística ficam entre 20% a 25%, índices que podem ser amplamente reduzidos por meio do transporte mais eficiente e barato. Isso representa mais competitividade não apenas diante dos mercados regional e nacional, mas frente ao internacional, possibilidade concreta.”

O consultor comercial da Valec, Josias Gonzaga, informou que em cada um dos cinco novos lotes para a Extensão Sul três mil pessoas deverão ser empregadas para variadas funções, como por exemplo, operador de máquinas, mestre de obras e técnico em segurança do trabalho. No total, deverão ser gerados aproximadamente 15 mil empregos diretos e outros 30 mil indiretos.

“Nas regiões atendidas com a ferrovia vamos desenvolver também um trabalho social para que todos entendam as oportunidades que terão. As pessoas não devem aguardar o início das obras, mas pensar em investimentos imediatos, uma vez que sabemos que leva tempo para um negócio se consolidar. Uma de nossas metas é gerar emprego especializado e, para isso, as cidades que abrigarão os canteiros de obra terão investimentos de R$ 8 milhões apenas para a implantação de amplas estruturas. Primeiramente, elas serão utilizadas pelos trabalhadores, mas, com o término da ferrovia, serão doadas aos municípios para a instalação de escolas profissionalizantes. A Ferrovia Norte e Sul trata-se de uma nova fase de desenvolvimento que terá R$ 6 bilhões por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) até 2012”, considerou.

Frente à expansão, o superintendente da Valec em Brasília, André Luiz de Oliveira, considera que Iturama assume uma posição estratégica entre os estados de Goiás e São Paulo. “Sabemos que a região de Iturama tem, estrategicamente, tudo para ser uma das grandes beneficiadas com a Extensão Sul do Projeto Ferrovia Norte e Sul. Entretanto, um município tem possibilidades ampliadas quando aliado a outros de sua região. Devemos lembrar também que a iniciativa necessita de força política, o que o Triângulo Mineiro tem.”

O secretário municipal de Governo Tércio José Araújo, aproveitou a oportunidade para pré-agendar, para a próxima semana, uma reunião com as equipes responsáveis pela extensão da ferrovia. “Vamos ‘lutar’ para que a comunidade de Iturama seja amplamente atendida com as possibilidades que serão criadas com a nova etapa deste projeto. Sei que o prefeito Cláudio já tem feito uma série de contatos para que a nossa comunidade seja beneficiada.”

O prefeito da cidade de São Simão, Francisco de Assis Peixoto (PP), citou como aliados do projeto de expansão o deputado ituramense Aélton Freitas (PR/MG) e os também parlamentares Vadão Gomes (PP/SP) e Jovair Arantes (PTB/GO).

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512