Intensificado trabalho para coibir circulação de produtos com prazo de validade expirado

Equipe da Vigilância Sanitária foca atuação com a meta principal de conscientizar comerciantes e alertar comunidade para que denuncie

Foto: Aline Carvalho

A equipe da Vigilância Sanitária de Iturama intensifica as fiscalizações em todos os estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos perecíveis, como por exemplo, bares, restaurantes, supermercados e açougues, serviço estendido às áreas da saúde, odontológica e farmacêutica. A meta principal é retirar de circulação todas as mercadorias com prazo de validade expirado e conscientizar os comerciantes sobre os males que eles podem representar à saúde e à credibilidade do seu negócio.

A iniciativa visa ainda incentivar a comunidade a denunciar irregularidades por meio do (34) 3411-9588, número da Vigilância Sanitária. O atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.

“Nosso foco não é multar e nem que estabelecimentos sejam fechados, mas sim orientar os empreendedores para que ofereçam sempre um serviço de qualidade crescente. Com isso, ganham os consumidores, que podem ter a certeza de fazer suas compras em locais devidamente inspecionados, e também os empreendedores, que podem atestar a qualidade do serviço oferecido”, diz o diretor da Vigilância Sanitária, o médico veterinário Walter Pádua Neto.

Além da verificação do prazo de validade dos produtos, o fiscal sanitário Joaquim Tiago de Queiroz Neto explica que a fiscalização da equipe é constante para assegurar os direitos dos consumidores e a saúde da população. “Em média, visitamos de três a quatro estabelecimentos comerciais por dia, fora eventuais denúncias que recebemos. A participação da comunidade é de fundamental importância para que consigamos atuar de acordo com os anseios de toda a população.”

A equipe da Vigilância: Queiroz Neto, Pádua Neto, Fernanda e Cláudio Humberto

Também integram a Vigilância, a farmacêutica Fernanda Marques Baião e o fiscal sanitário Cláudio Humberto Freitas. Para a fiscalização de alta complexidade, em locais maiores, que concentram grande número de pessoas, como por exemplo, hospital, usina e frigorífico, os profissionais atuam integrados ao GRS (Gerência Regional de Saúde) de Uberaba.

Água

Paralelamente, a equipe da Vigilância faz análise da água de Iturama por meio de coletas em oito regiões do município definidas por meio de um trabalho de georeferenciamento – ação iniciada nesta semana e que será repetida todas segundas quartas-feiras de cada mês.  “A ideia é assegurar que os ituramenses tenham sempre água de qualidade. Este trabalho também é realizado em parceria com a GRS, órgão que determinou o controle em parceria com as prefeituras de sua área de abrangência”, finaliza Pádua Neto.

Elizandra Manfrim Magossi