Iturama comemorará Independência do Brasil com Desfile Cívico

Apresentações serão iniciadas às 8h, na Avenida Prefeito Juca Pádua; tradição é retomada pela atual gestão municipal

Arquivo
A Prefeitura de Iturama, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Educação, promoverá no dia 7 de setembro, próxima terça-feira, na Avenida Prefeito Juca Pádia, um desfile cívico para comemorar os 188 anos de Independência do Brasil, processo que culminou com a emancipação política do Reino de Portugal, no início do século XIX.

Em Iturama, após cerca de 20 anos, a tradição foi retomada em 2009, quando assumiram a atual gestão o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas e o vice Anderson Bernardes de Oliveira. Para Cláudio Burrinho, resgatar o Desfile Cívico é uma forma de também resgatar a história.

“Esta é uma preocupação da nossa Administração. Além do Desfile Cívico, no aniversário de Iturama, inauguramos a Casa da Memória e a releitura do Coreto da Praça Santa Rosa e tivemos a presença da comitiva Santa Rosa de Lima, uma forma de mostrarmos para atual geração um pouco sobre como eram as cavalgadas dos tempos de nossos avós. Estas são questões históricas que não podemos deixar que sejam esquecidas.” Na oportunidade, ele agradeceu a participação da Polícia Militar, das escolas e entidades que participarão.

A cerimônia cívica será iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Cláudio Burrinho, da de Minas Gerais, pelo major Ivan José Tavares, e a do município de Iturama, pelo presidente da Câmara Municipal, Nilson Conceição de Oliveira. A Banda Santa Rosa, sob a regência do maestro Reimuldo Alves, executará o Hino Nacional.

Ordem do Desfile

O Desfile Cívico será aberto pelo pelotão da 3.ª Companhia Independente da Polícia Militar, seguido pelos assistidos pela APAE - Escola de Ensino Especial de Iturama. Na sequência, as escolas municipais: a Agrícola Alípio Soares Barbosa, Dalva Barbosa Garrido, Diretora Maria Sarah, Jandira Silva Chaves, João Ribeiro Rosa, José Tiago de Queiroz, Maria de Queiroz Barbosa, Santa Rosa e Cesu Dona Fiúca.

As escolas estaduais desfilarão logo após: E.E. Antônio Ferreira Barbosa, E.E. Dom Alexandre, E.E. Joaquim Tiago de Queiroz, E.E. Nossa Senhora de Lourdes e E.E. Tiradentes. Seguirão a ordem as escolas particulares: Dinâmica “Colégio Anglo”, Colégio Objetivo, Fama – Faculdade Aldete Maria Alves e IEP – Instituto Educacional Profissionalizante de Iturama.

As equipes do Conviver, Credirama Viva, JCC (Jovens Construindo a Cidadania), Pelotões  Esperança do Pontal das cidades de Iturama, Campina Verde, Carneirinho e Sebastião do Pontal, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e Lions encerrarão as apresentações. Nesta sexta-feira, às 8h, haverá um ensaio geral com todos os que participarão no Desfile Cívico de 7 de Setembro.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512