Iturama implantará quinto coletivo do ProJovem

Atividades direcionadas a jovens com idade entre 15 e 17 anos

serão iniciadas na primeira quinzena deste mês no Cras I

fotos_prefeitura_1_095

Aldair de Lima

As atividades pelo quinto coletivo do ProJovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, em Iturama deverão ser iniciadas nos próximos dias, no Cras I (Centro de Referência de Assistência Social). Na noite desta quarta-feira, a equipe da Divisão Municipal de Ação Social reuni-se com a comunidade beneficiada pelo Bolsa Família que integra adolescente com idade entre 15 e 17 anos, público do Programa.

O encontro foi realizado para informar os possíveis beneficiários das vantagens da inclusão dos adolescentes. Além de inúmeras atividades de lazer e capacitação profissional, um valor mensal de R$ 30 é acrescido no cartão do Bolsa Família por cada jovem atendido. A ideia é que os assistidos pelo quinto coletivo reúnam-se três vezes por semana, no período da tarde, na própria sede do Cras I, na Praça Ângelo Tadeu Bruno, 96, Centro de Iturama.

“O nosso município foi um dos contemplados com mais um coletivo do ProJovem no mês de maio, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e a nossa meta é que as atividades sejam implementadas na primeira quinzena deste mês para atender aos adolescentes da área central de Iturama, já que os quatro coletivos hoje em funcionamento estão no Cras do bairro Bom Sucesso”, explica a coordenadora da Divisão de Ação Social da Prefeitura de Iturama, Iolanda Aparecida Sinibaldi. Atualmente, cem pessoas estão inscritas no Programa.

Objetivos

Ela explica que os objetivos gerais do ProJovem incluem ações sócio-educativas, preservação ambiental, esporte, lazer, atividades lúdicas e oficinas de capacitação profissional. “As atividades profissionalizantes são definidas apenas depois de verificar o que o coletivo deseja. Entre os exemplos estão bordado e marcenaria, mas a escolha deve ser feita pelos atendidos. O Programa é uma forma de possibilitar ao jovem uma opção no período em que não está na escola. Ao invés de ficar com o tempo ocioso, aproveita para aprender uma atividade profissionalizante, teatro, dança, entre outras atividades.” Cada coletivo pode ser formado por até 30 jovens. Outras informações podem ser obtidas pelos (34) 3415-8732, 3415-8731 ou 3415-8729.

Elizandra Manfrim Magossi