Iturama, uma cidade para se investir!

Com população aproximada de 37 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 6,7 milhões, município está inserido em uma das regiões mais promissoras de Minas Gerais
DSC_0244
Iturama, com uma população aproximada de 37 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 6,7 milhões (2010), firma-se cada vez mais como centro de região no Pontal do Triângulo Mineiro, sobretudo, pela potencialidade crescente de atrair novas empresas, pela geração de emprego, hospitalidade e segurança. A 750 quilômetros de Belo Horizonte, o município com área de 1.401,4 km² e densidade demográfica de 24,00 hab/km², tem a economia baseada na agricultura e pastoreiro, no plantil de cana-de-açúcar, na produção do álcool e de açúcar e na prestação de serviços.
As atividades acima citadas ainda são impulsionadas pelos empreendimentos localizados nas cidades da região na qual Iturama está inserida, sendo os principais municípios: União de Minas – com área de 1.150,596 km² e população de 4.735 hab; Limeira do Oeste - com área de 1.317,515 km² e população de 6.792 hab; Carneirinho – com área de 2.060,720 km² e população de 9.129 hab; São Francisco de Sales – com área de 1.128,745 km² e população de 5.314 hab; e Itapagipe - com população de 15 mil hab e área de 1.795,431 km². Juntas, as seis localidades têm uma população aproximada de 77 mil habitantes.
No Setor Comercial, Iturama engloba estabelecimentos como New Holand, Valtra Tratores, Arakaki, CASEII, Coca Cola, Fiat, Ford, Crystal, entre representantes de outras marcas. Em breve será iniciada a construção da mais nova unidade da Concessionária Iveco/Curinga, segunda empresa da multinacional Fiat na região. 
Especificamente no setor frigorífico, o município conta com uma das duas unidades do JBS Friboi instaladas do Pontal – a outra fica em Ituiutaba. O empreendimento é um dos grandes geradores de emprego e renda com o abate de 750 a 800 bois/dia.
A unidade da Usina Sucroalcooleira Coruripe de Iturama – Grupo Tércio Wanderley -, que também absorve grande parte da mão de obra, mostra sua importância para a economia local por meio de números: a moagem de 3.083.647.82 toneladas de cana por ano e a produção de 86.612.806 litros de álcool.  
O Grupo mantém mais duas unidades no Triangulo: Limeira do Oeste – com a moagem de 994.069.00 toneladas de cana e a produção de 81.317.588 litros de álcool por ano; e Carneirinho – com a moagem de 1.350.000.00 de cana, a produção de 20 milhões de litros de álcool e de 3,2 milhões de tonelada de açúcar VHP (Very High Polarization) por ano – produto destinado ao refino. A região concentra uma quarta usina sucroalcooleira – a Bunge/Usina de Itapagipe, com produção não menos expressiva.
Para impulsionar ainda mais o Setor Industrial, o primeiro Distrito de Iturama será viabilizado por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura, Copasa, Itutec e Cemig. Será disponibilizada uma área de 193.600,00 metros quadrados, com toda a infra-estrutura (ligações de água e energia e asfalto), para implantação de novas empresas.
A área fica próximo ao Aeroporto Aureliano Chaves de Mendonça e a estimativa é que inclua aproximadamente 140 lotes para abrigar novas empresas. Cessões serão feitas como uma forma de impulsionar a abertura de novos negócios que serão somados aos outros 1.429 empreendimentos cadastrados no Sistema Integrado de Administração Tributária nas áreas comercial, industrial e de prestação de serviços.
Carinhosamente chamada de Pérola do Pontal, Iturama destaca-se ainda por ser referência em uma série de outras áreas. Na Saúde, inclui uma unidade de atendimento regional, o Hospital do Povo “Fundação de Saúde Delfina Alves Barbosa”, e Programas de Saúde da Família com funcionamento estendido. As equipes dos PSF’s dos bairros Amazonas, Antônio Bráulio, Bom Sucesso, Jardim América, São Miguel e Tiradentes passaram, no mês de abril, a agendar consultas médicas e leituras de exames também para o horário noturno, até as 20h.  
Na Educação, são disponibilizadas vagas em nove escolas municipas, cinco estaduais e duas particulares nos ensinos Infatil, Fundamental e Médio. Para os universitários são direcionados cursos em duas faculdades: a Fama – Faculdade Aldete Maria Alvez -, e Unip – Universidade Paulista. Para aqueles que optam pelo ensino profissionalizante, Iturama oferece um Instituto Educacional, o IEP, e o Centro Vocacional Tecnológico, que visa possibilitar a inclusão digital e integra um Laboratório de Carnes e Derivados e o Núcleo de Apoio ao Empreendedor.
Avaliações elaboradas pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, confecção de apostilas de apoio, capacitações dos servidores do Magistério e auxílio financeiro aos docentes que desejam cursar o ensino superior em Pedagogia estão entre os fatores apontados para que as escolas municipais superassem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inicialmente proposto. O compromisso nacional era atingir 4.8, mas Iturama obteve 6.0, meta proposta para o ano de 2021.
No Setor da Cultura, várias são as atividades programadas para integrar a comunidade, tudo gratuitamente. Os principais eventos do calendário são a Feira Cultural “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS”, programada para o mês de maio, o Festival de Outono, a Feira Literária, além de projetos para aproximar ituramenses e pessoas da região do cinema, do teatro e das artes com a disponibilização de oficinas gratuitas.
Os campeonatos são o forte no Esporte. Entre as atividades realizadas estão as disputas no Futsal – Pratas da Casa e Campeonato de Futsal -, no futebol de campo - Campeonato Regional -, no MotoCross e ciclismo. O rodeio, regulamentado como esporte por lei em 2002, é praticado por peões do Brasil inteiro em eventos como a Exporama (Exposição Agropecuária de Iturama), realizada em julho no maior recinto coberto da América Latina – o Parque de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”.
A Exporama, aliás, é um dos eventos que impulsionam o Turismo, juntamente com o Carnafolia, uma das melhores micaretas do interior do Estado de Minas Gerais, com a participação de bandas conhecidas nacionalmente, ambos os eventos promovidos gratuitamente pela Prefeitura de Iturama.
Outros eventos que movimentam o setor são a Cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”, o Itugospel e a Peregrinação de Santa Rita de Cássia, sendo estas duas últimas iniciativas citadas integradas ao Turismo Religioso. Conheça Iturama e saiba mais porque é positivo investir no município!