MAIO LARANJA: Mês em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

MAIO LARANJA: Mês em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Iturama-MG, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, CREAS, CRAS, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e Policia Militar, executam a Campanha “Maio Laranja”, em junção com o tema “Faça Bonito” celebrado em 18 de maio "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes" que tem o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento pelos direitos da criança e adolescentes na luta pelo fim da violência sexual.

Sempre é tempo de falar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O mês de maio é chamado maio Laranja com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização!

Durante toda a campanha, a secretaria municipal de Educação, através do Setor Pedagógico, realizou um teatro educativo em todas as Escolas e CEMEI's de Iturama e Alexandrita, conscientizando as crianças, com o tema "O que aconteceu com Tito?" apresentado pelas professoras Maria Marcia, Patrícia e Luana. 

É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie!

O Dia Nacional de Combate ao Uso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado com o intuito de coibir a prática e instruir a população acerca da gravidade do crime.

O dia em questão é celebrado em 18 de maio, e sua instituição ocorreu com a promulgação da lei nº 9.970/2000. O Disque 100 é o instrumento para a denúncia de violação de Direitos Humanos, e um dos poucos órgãos que emite relatórios atualizados a respeito da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes

Na linha de conscientização sobre a situação, é importante saber diferenciar o abuso sexual da exploração sexual. A ONG Childhood Brasil possui uma definição didática dos conceitos:

Abuso sexual: não envolve dinheiro, ocorre quando um menor de idade é usado para estimulação ou satisfação sexual;

Exploração: pressupõe relação mercantil em que a atividade sexual é o produto, tratando crianças e adolescentes como objetos sexuais.

Ambas as práticas são reprimidas pelo Código Penal Brasileiro, nos artigos 217 e 218 e devem ser denunciadas.

Ao tomar conhecimento de alguma das situações descritas, faça bonito!

Disque 100!

 
SAIBA MAIS

panfleto

 

CRONOGRAMA

cronograma

 

CONFIRA AS FOTOS DA AÇÕES DOS DIAS 12 E 13

CONFIRA AS FOTOS DO TEATRO NAS ESCOLAS E CEMEI's

CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA DO DIA 16

CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA DO DIA 17

CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA DO DIA 18

CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA DO DIA 19

VEJA O VIDEO COMPLETO