MAIO LARANJA: Mês em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Iturama-MG, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em trabalho conjunto com o CREAS, CRAS, Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar, executa a Campanha “Maio Laranja”, em junção com o tema “Faça Bonito” celebrado em 18 de maio "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes" que tem o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento pelos direitos da criança e adolescentes na luta pelo fim da violência sexual.

Sempre é tempo de falar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O mês de maio é chamado maio Laranja com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização!

É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie!

O Dia Nacional de Combate ao Uso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado com o intuito de coibir a prática e instruir a população acerca da gravidade do crime.

O dia em questão é celebrado em 18 de maio, e sua instituição ocorreu com a promulgação da lei nº 9.970/2000. O Disque 100 é o instrumento para a denúncia de violação de Direitos Humanos, e um dos poucos órgãos que emite relatórios atualizados a respeito da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes

Na linha de conscientização sobre a situação, é importante saber diferenciar o abuso sexual da exploração sexual. A ONG Childhood Brasil possui uma definição didática dos conceitos:

Abuso sexual: não envolve dinheiro, ocorre quando um menor de idade é usado para estimulação ou satisfação sexual;

Exploração: pressupõe relação mercantil em que a atividade sexual é o produto, tratando crianças e adolescentes como objetos sexuais.

Ambas as práticas são reprimidas pelo Código Penal Brasileiro, nos artigos 217 e 218 e devem ser denunciadas.

Ao tomar conhecimento de alguma das situações descritas, faça bonito! Disque 100!

panfleto

cronograma