Medidas socioeducativas e de liberdade assistida serão debatidas

Juiz da Vara da Infância e Juventude ministra palestra nesta quarta-feira, às 16h, na Câmara Municipal de Iturama

Foto: Aldair de Lima

Juiz Lourenço Migliorini e a assistente social Iolanda Sinibaldi

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Iturama e o Poder Judiciário realizam nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, às 19h30, na Câmara Municipal, a apresentação do Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, ações que prevêem a atuação da equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, que será o palestrante, lembra que os Centros de Referência Especializados de Assistência Social são unidades de serviços de proteção especial, de média complexidade, para atendimento de famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social.

“O objetivo é atender crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica, negligência, afastamento do convívio familiar por medidas sócioeducativas ou de proteção, discriminação, entre outras situações”, explica o juiz.

Ele informa ainda que os atendimentos são personalizados e continuados, exigindo intervenções especializadas, desde a escuta, feita por profissionais do Creas, até os encaminhados para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos. “A presença de todas as entidades representativas é de fundamental importância para o fortalecimento da garantia de direitos.”

De acordo com a assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Iolanda Aparecida Sinibaldi, após a palestra serão iniciados debates sobre o tema. “Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre os temas abordados. A palestra é importante, sobretudo, porque as atividades pelo Creas são recentes em Iturama, iniciadas em agosto de 2010.” A equipe atende na Rua Cidade do Prata, número 854, Centro.

Serviço

Evento: Apresentação do Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade

Data: 16 de fevereiro

Horário: 19h30