Merenda Escolar

Educação reformula cardápio e obtém 90% de aprovação

Além do café da manhã, lanches e almoço alunos da rede municipal que
estudam em período integral recebem frutas; 200 mil refeições a mais
serão servidas neste ano

Duzentas mil refeições a mais do que no ano passado serão servidas aos
alunos da rede municipal de Iturama em 2010 - um total de 2 milhões.
Além da quantidade, a Secretaria Municipal de Educação tem como uma das
metas priorizar a qualidade da alimentação que é oferecida.

A reestruturação do cardápio foi iniciada no ano passado e o processo de
aceitação indicou a aprovação de 90% dos alunos matriculados nas nove
escolas municipais – o percentual mínimo exigido pelo Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação, órgão que gere o Programa Nacional de
Alimentação Escolar, é de 70%. Para o atendimento pleno aos matriculados,
a Prefeitura de Iturama destina entre R$ 1 a R$ 1,10 por cada refeição, sendo
que o repasse do Governo Federal é de R$ 0,22.

Todo o trabalho foi realizado para disponibilizar às crianças um cardápio
balanceado, com a inclusão de furtas, verduras e legumes, além de carboidratos
e proteínas, sobretudo, para atender às necessidades nutricionais das mais carentes. “Para defini-lo, levamos em conta a faixa etária de nossos alunos, a aceitação e os hábitos alimentares da região. Tudo para melhor atender os objetivos frente às questões nutricionais”, explica a nutricionista responsável pela merenda, Cristina Fátima Urzedo Ribeiro.

Integral

Para os alunos que ficam em período integral – os matriculados nas escolas “Maria Queiroz Barbosa”, “João Ribeiro Rosa”, “Santa Rosa” e “Dalva Barbosa Garrido” -, são servidos o café da manhã (pão com margarina e leite com achocolatado) às 7h, o lanche às 9h30, o almoço ao meio dia, uma fruta às 14h e mais um lanche às 17h – num total de cinco refeições.

Nas demais unidades são oferecidos o café da manhã e as refeições no intervalo das aulas, totalizando nove escolas, beneficiando também os alunos da “Jandira Silva Chaves” (Distrito de Alexandrita), “José Tiago de Queiroz”, “Maria Sarah”, Centro de Educação Supletivo Dona Fiuca e escola Agrícola Alípio Soares Barbosa.

Treinamento

“Para melhor atender nossos alunos, as ajudantes de serviço geral passaram por um treinamento no ano passado e neste ano deveremos colocar em prática o Plano Anual de Alimentação Escolar, que fará parte da grade curricular. Uma outra ação para melhorar a alimentação foi a extinção das cantinas nas escolas. O objetivo, de acordo com lei estadual, é não disponibilizar alimentos com alto teor de gorduras saturadas e açúcares simples.”

Segundo a nutricionista esta também foi uma forma encontrada para que todos os alunos, independente de condições financeiras, tenham acesso à mesma alimentação. “Orientamos os pais sobre não haver necessidade de levar lanche preparado em casa, mas se preferirem que seus filhos levem à escola, que seja o mais saudável possível, como por exemplo, as frutas e os sucos naturais.”

Boas Práticas

Der acordo com a nutricionista, o intervalo das aulas não é hora apenas para o lanche. Na Maria de Queiroz, por exemplo, os professores aproveitam para ensinar boas maneiras e práticas de higiene e boa alimentação. “Esta foi uma forma encontrada para o amplo desenvolvimento da criança, o que leva em consideração também os aspectos sociais.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512