Minha Casa Minha Vida - Primeiros mutuários do bairro Santa Rosa assinam contratos

Prefeito Cláudio Burrinho recepciona equipes da CEF, da construtora e famílias beneficiadas com novas moradias

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, participou na manhã desta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, na sede do Rotary Clube, da solenidade de assinaturas do primeiro lote de contratos firmados entre mutuários do Residencial Santa Rosa e a Caixa Econômica Federal, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, iniciativa que tem a Prefeitura como parceira.

Inicialmente, foram atendidas 137 famílias entre um total de 396 que já têm suas moradias garantidas no Santa Rosa, bairro impulsionado por estas novas unidades habitacionais. A ação é considerada uma das mais importantes em uma Administração Municipal porque garante que mais pessoas tenham a sonhada casa própria.

A iniciativa em Iturama tem a ampla parceria da Prefeitura pelo projeto Meu Lar, por meio do qual a Administração Municipal faz a doação dos terrenos para as novas construções e agiliza todo o processo de cadastramento, pesquisa sócio-econômica, triagem e contatos com os beneficiários para a formalização dos contratos.

As famílias ituramenses que foram beneficiadas por meio deste primeiro lote são as que têm renda entre um e dez salários mínimos e que já tiveram a documentação aprovada pela equipe da Caixa Econômica Federal. O prefeito Cláudio Burrinho, visivelmente emocionado, considerou o discurso que fez na cerimônia um dos mais difíceis em sua trajetória política.

“Trabalhamos para executar obras e ações em diferentes áreas e bairros, mas vejo o setor habitacional como o carro chefe da minha administração. Os projetos para atender a comunidade com a oferta de moradias tiveram início no primeiro ano de meu mandato, um sonho que se torna realidade a partir deste ano para centenas de famílias.”

Na oportunidade, o prefeito informou que já em 2009 visitou uma série de cidades onde a empresa responsável pelo empreendimento no Bairro Santa – a PDCA Engenharia -, havia construído unidades habitacionais. “Após reuniões com a equipe da Caixa Econômica Federal e de ter atestado a qualidade das unidades é que buscamos a parceria da PDCA.” Ele lembra que, além das 396 casas do Santa Rosa e as que serão entregues aos moradores do Alcides Veríssimo (200 unidades), serão viabilizados 628 lotes para as pessoas que não se enquadraram nos financiamentos e buscadas novas parcerias.

Parceria

O superintendente da Caixa Econômica Federal, ­­­­­­­­­José Geraldo Sales, que acompanhou a assinatura dos contratos, ressaltou que o empreendimento apenas foi possível em Iturama pela parceria firmada com os Poderes Executivo e Legislativo locais. “Agradeço ao prefeito Cláudio Burrinho e toda sua equipe por tirar este importante projeto do papel. Fico muito feliz quando visito uma cidade onde obras estão sendo realizadas, como por exemplo, a construção destas unidades, um investimento de R$ 21 milhões. Isso faz a diferença.”

O presidente da Câmara Municipal de Iturama, Nilo Cláudio da Costa Pádua, em seu pronunciamento, também ressaltou os trabalhos desenvolvido pela atual administração. “Vemos ações de infraestrutura e várias obras sendo realizadas para o desenvolvimento de nossa cidade, o que inclui a habitação. Todos estes investimentos são sinônimos de uma vida mais digna para a nossa comunidade.”

A diretora da PDCA, Cássia Regina Martins, agradeceu o prefeito Cláudio Burrinho e toda a equipe da CEF pela credibilidade creditada na empresa para assumir o mais novo empreendimento habitacional em Iturama. “Aceitamos o projeto porque vimos o potencial de crescimento deste município. Quero ressaltar ainda que pretendemos que toda a mão-de-obra seja formada por trabalhadores de Iturama.” Segundo Cássia Regina, as unidades deverão ser iniciadas em março e entregues dez meses após.

Mutuários

Para a gerente administrativa Kely Cristina de Souza, uma das mutuarias que assinaram os contratos nesta quinta-feira, a parceria entre a Prefeitura de Iturama e a Caixa era a oportunidade que estava esperando para ter a casa própria. “Hoje moro com os meus pais, mas há seis anos procuro comprar uma casa. Agora, os valores das parcelas são ideais para meu orçamento.”

A zeladora Ozeni Alves Queiroz Santana diz que o santa Rosa é o empreendimento que esperava para sair do aluguel. “Há mais ou menos uns dez anos quero uma casa, agora, graças à parceria da Prefeitura, este é um sonho que realizo.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512