Mutirão contra a dengue em Iturama será realizado entre os dias 25 e 29 deste mês

Meta é eliminar todos os recipientes que possam servir como criadouros do mosquito transmissor; dia “D” será em 20 de outubro

 DSC_0099

Arquivo

 

Com a meta de mobilizar os cidadãos ituramenses para a limpeza das residências, quintais e terrenos baldios como forma de prevenção de uma possível epidemia de dengue, as equipes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Núcleo de Educação em Saúde realizarão o Mutirão de Limpeza Contra a Dengue – Controle do Mosquito Aedes aegypti -, entre os dias 25 e 29 de outubro.

 

Os profissionais vão percorrer todas as residências para eliminar possíveis criadouros e para orientar a comunidade sobre a importância de ser parceira nesta luta. Uma das estratégias será a ampla participação no dia “D” Nacional de Combate à Dengue, em 20 de outubro, que terá como slogan “Não se Esqueça: a Dengue se Combate Todo Dia”. Na data serão executadas ações educativas de orientação por meio de palestras e do mutirão. Todo o material coletado será encaminhado ao aterro sanitário e separado. O que for reciclável será destinado à Associação de Coletores de Iturama.

Além dos objetivos específicos descritos acima, a iniciativa tem como objetivos gerais convidar a comunidade para participar do projeto; orientar os moradores para que cuidem de suas áreas domiciliares e quintais para eliminar possíveis criadouros e sensibilizar sobre os cuidados com a limpeza e meio ambiente em Iturama.

“Buscamos uma mobilização global por meio de ações educativas, para sensibilizar assim toda a comunidade contra o mosquito Aedes aegypti e seus males, respeitando e aproveitando as diferenças culturais e sociais como aliadas da prevenção e promoção da vida saudável”, informam o diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Iturama, Jiuliano Barbosa Gonçalves, e o agente de combate às endemias, Marco Aurélio Leal Nunes, responsáveis pela elaboração do projeto.

 

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti. Não há tratamento específico para o paciente com dengue. É considerada um problema de saúde pública em torno do mundo. De acordo com os profissionais, o crescimento da indústria de embalagens descartáveis e a expansão desorganizada dos centros urbanos, aliados a fatores climáticos, tornam praticamente impossível, em curto prazo, erradicar o mosquito da dengue.

“Desta forma, focaremos ações que impliquem na mudança de comportamento da população, criando um vínculo governo/sociedade, em que cada cidadão seja responsável por si e pela comunidade. O projeto também prevê medidas de avaliação por meio das quais serão observadas as mudanças de atitude e valores que surgirão com a educação promovida”, finalizam os orientadores.

O Centro de Controle de Zoonoses é localizado na Rua Ituiutaba, número 1.198. A equipe do Disk Denúncia atende pelo 34 - 3411 9594.

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.