Mutirão das Escrituras - Iturama é uma das cidades que mais mobilizam mutuários

Em parceria com a Cohab-MG, Administração Municipal contata 141 famílias do bairro Tiradentes para a regularização de documentos; trabalho continua

IMG_3361

Fotos: Aldair de Lima

Regularizar a situação dos ituramenses que ainda não têm a posse definitiva legal de seus imóveis é um dos objetivos da atual Administração Municipal, segundo ressaltado pelo prefeito Cláudio Burrinho nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, dois dias depois da entrega das escrituras a 141 mutuários do bairro Tiradentes, cerimônia organizada pela Prefeitura de Iturama e pela Cohab-MG (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), na Câmara Municipal.

A liberação dos documentos resulta do Mutirão da Escritura, programa do Governo de Minas executado pela Cohab-MG em parceria com prefeituras. Iturama foi uma das cidades que mais mobilizaram mutuários entre os municípios do mesmo porte – 141 escrituras. Em Frutal, por exemplo, cerca de 20 famílias receberam os documentos no último sábado.

“Desde o primeiro dia de meu mandato, trabalho para que as pessoas tenham as escrituras de seus imóveis regularizadas. Além das que foram entregues na última semana, vamos busca a regularização da situação das famílias da Vila Cruzeiro, o que está em processo adiantado para se concretizar.”

Na oportunidade, o prefeito parabenizou o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Iturama, Rogério Oliveira de Freitas, o deputado estadual Zé Maia e o diretor de Habitação da COHAB, Fradique Gurita, pelo empenho na liberação das escrituras.

“As parcerias são importantes porque são por meio delas que fazemos que as coisas aconteçam. Pelo Mutirão das Escrituras, Iturama faz a parte dela, assim como a Cohab e os parlamentares que trabalham por nossa cidade. Com isso ampliamos as ações de cidadania e garantimos o direito a documentos tão importantes.”

Na solenidade de entrega das escrituras, o secretário Rogério Oliveira de Freitas ressaltou que a equipe de Desenvolvimento Social de Iturama trabalhou inclusive nos fins de semana para assegurar que os documentos fossem entregues ao maior número de mutuários possível.

“Buscamos cada uma destas famílias e para nós é uma satisfação muito grande presenciarmos a entrega dos documentos. Foi um pedido do prefeito Cláudio Burrinho para que nos empenhássemos ao máximo pelo Mutirão da Escritura. Visitamos casa por casa, na hora do almoço e em fins de semana e, em alguns casos, procurando os mutuários em seus trabalhos. Hoje, vemos os resultados e vamos continuar atuando para que mais pessoas sejam atendidas.”

IMG_3357

O secretário municipal de Governo de Iturama, Tércio José Araújo, que representou o prefeito na cerimônia de entrega das escrituras, ressaltou os números positivos. “Sabemos de municípios do mesmo porte que o nosso que conseguiram a média de 60 escrituras, enquanto que Iturama conseguiu mais que o dobro. Identificar quem são as pessoas que ainda não têm as escrituras de seus imóveis e as respectivas áreas é uma das prioridades do prefeito Cláudio Burrinho, que hoje tenho orgulho de representar. Vamos continuar com o levantamento até que todos possam ser atendidos.”

IMG_3384

O diretor de Habitação da Cohab-MG, Fradique Gurita, disse acreditar que o trabalho foi satisfatório pela integração entre Companhia e a Prefeitura. “Iturama está entre as cidades priorizadas para receber as escrituras. Tivemos a parceria da Administração Municipal, por meio do prefeito Cláudio Burrinho e de sua equipe, e é desta forma que as coisas acontecem.”

IMG_3375

O deputado Zé Maia, também presente na cerimônia, classificou a iniciativa como importante por regularizar a situação de muitas famílias, após anos de atrasos. “Os mutuários têm que considerar o dia de hoje tão importante quanto o dia em que receberam as chaves de suas chaves. Isso porque sem escritura a família não é dona do imóvel. O resultado positivo deve-se à coletividade.”

IMG_3368

Para o vereador Nilson Conceição de Oliveira, que representou o presidente do Legislativo, Nilo Cláudio da Costa Pádua, o momento do repasse das escrituras é ímpar. “Hoje [sexta-feira] todos os que estão aqui são proprietários de fato dos seus imóveis, isso graças ao prefeito Cláudio Burrinho, ao deputado Zé Maia e à Cohab, representada por Fradique. Estamos colhendo os frutos do trabalho de uma longa data.”

Mutirão
         Criado no final de 2009, o Mutirão é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação do Estado, feita sempre em parceria com os municípios. Segundo informações da assessoria de imprensa da Cohab-MG, cerca de 1.250 famílias já receberam as escrituras em Poços de Caldas, Vespasiano, Santa Luzia e Campina Verde. O Mutirão está em andamento, atualmente, em Uberlândia e Conceição das Alagoas. Em Uberlândia, deverá ser iniciado em abril próximo.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512