Nova etapa de expansão da Ferrovia Norte/Sul será lançada nesta quinta-feira

Obra orçada em R$ 500 milhões e que contemplará Iturama impulsionará abertura de até 2 mil vagas de emprego

noticia_19459

Reprodução

O lote 5 da obra de extensão da Ferrovia Norte/Sul, que contemplará 141,82 quilômetros entre União de Minas e Estrela D’Oeste, passando por Iturama, será lançado nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2011, às 16h, na Fazenda Estrela do Sul, em União de Minas.

Entre as presenças confirmadas para o lançamento estão a do presidente da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, do deputado federal Aelton Freitas (PR) e de prefeito de toda a região, como por exemplo, Cláudio Burrinho, da cidade de Iturama, município que sediará um amplo canteiro de obras.

Orçada em R$ 500 milhões, a extensão pelo lote 5 deverá ser concluída em 2012. No período de obras, a estimativa é que o número de empregos diretos possam chegar a 2 mil, com prioridade para absorver mão de obra de toda a região.

Segundo informações do consultor comercial da Valec, Josias Gonzaga, deverão ser abertas vagas para variadas funções, como por exemplo, operador de máquinas, mestre de obras e técnico em segurança do trabalho.

O superintendente da Valec em Brasília, André Luiz de Oliveira, considera que Iturama assume uma posição estratégica entre os estados de Goiás e São Paulo. “Sabemos que a região de Iturama tem, estrategicamente, tudo para ser uma das grandes beneficiadas com a Extensão Sul do Projeto Ferrovia Norte e Sul”, informou ele ao Departamento Municipal de Comunicação em junho do ano passado, quando participou de um workshop sobre a expansão da ferrovia, realizado na cidade de São Simão (GO).

Para o prefeito Cláudio Burrinho a extensão da Ferrovia Norte/Sul representa sinônimo de um amplo desenvolvimento para Iturama e para todo o Triângulo Mineiro, assim como para as demais regiões que foram contempladas com as obras.

“Nossos maiores ganhos serão em logística, geração de empregos e pelo desenvolvimento de setores como o de turismo e econômico. Como sediaremos um canteiro de obras, ganharemos também com toda a estrutura que será montada para atender aos trabalhadores. Depois que as obras forem concluídas, ela poderá ser utilizada para o desenvolvimento de novos projetos em Iturama.”

Coletiva

Na manhã desta quirta-feira-feira (dia 12), às 11h, o prefeito Cláudio Burrinho, o deputado Aelton Freitas e representantes da Valec concederão entrevista coletiva à imprensa de Iturama sobre o lançamento da obra. O local será o gabinete do prefeito – Avenida Alexandrita, número, 1314, Jardim Eldorado.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512