NOVEMBRO AZUL: Mês de Novembro foi Dedicado a Prevenção do Câncer de Próstata nas UBS de Iturama

A Prefeitura de Iturama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou os exames de PSA durante o "Novembro Azul", foram quase 200 exames coletados. O prefeito Claudio Burrinho reforçou a todos os homens do município um pedido especial "Todos os homens acima de 40 anos devem fazer o exame, pois é muito importante caso seja diagnosticado alguma alteração que seja tratado no início do problema".

O que é PSA

Conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Geralmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos. Nem sempre o aumento da concentração de PSA total é indicativo de câncer de próstata, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico.

No entanto, em caso de câncer na próstata, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Para que serve

Na maioria dos casos, o exame PSA é pedido pelo médico para avaliar a possível presença de algum problema na próstata como:

• Inflamação da próstata, conhecida por prostatite (aguda ou crônica);
  • Hipertrofia benigna da próstata, conhecida por HBP;
  • Câncer de próstata.

No entanto, o valor de PSA também pode estar aumentado devido a alguma infecção urinária, retenção urinária ou devido à realização recente de algum procedimento médico na região, como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia da próstata ou resseção trans-uretral da próstata. Dessa forma, é muito importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico que o pediu.

Além destas causas mais comuns, o aumento da idade, andar de bicicleta e o uso de alguns medicamentos, como hormônios masculinos, podem levar ao aumento do PSA.

fonte: tuasaude.com