Oficina Memória Oral - Iturama recebe equipe do Triângulo das Geraes e Museu da Pessoa

Temas como valorização da história e memórias individual e coletiva serão abordados nesta quarta-feira

conviete_oficinas_dez

Divulgação

Valorizar a história de cada um e refletir sobre as memórias individual e coletiva são alguns dos temas principais trabalhados nas oficinas de memória oral, realizadas desde setembro 2010 em cidades mineiras. Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, será a vez de Iturama sediar a oficina, das 9h às 18h, na Câmara Municipal, na Avenida Prefeito Juca Pádua, 235, bairro Lielem.

A atividade faz parte do projeto Triângulo das Geraes, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Geraes, com o patrocínio da Algar Telecom. Este mês os profissionais do Museu da Pessoa (SP) e equipe do programa agendaram oficinas, além de Iturama, nas cidades de Frutal (dia 14) e Patos de Minas (17).

Ao todo são trinta vagas para cada cidade. As inscrições podem ser feitas até um dia antes da realização do mini-curso via e-mail  ou pelo telefone (34) 3236 8133. Os temas são destinados a comunicadores, historiadores, estudantes, multiplicadores e pessoas que gostam do tema. Para participar é preciso ter mais 18 anos de idade.

O projeto que engloba o programa de TV Triângulo das Geraes, dá ênfase à cultura local e histórica de cidades do Triângulo Mineiro. Para Ricardo Batista, coordenador do ciclo de Oficina de Memória Oral do projeto Triângulo das Geraes, o objetivo das oficinas “é repassar as pessoas das cidades que visitamos um pouco do que sabemos” em termos de pesquisa e entrevistas e; dar subsídios para que elas registrem (independente da mídia) suas histórias pessoais e ou coletivas que formam a memória da sua comunidade. “Preservar nossa história é preservar nossas origens,” diz.

Para o secretário municipal de Cultura, Romes Damacena, a iniciativa faz parte da proposta do município de manter vivas as tradições e a história de Iturama. “Nossa cidade mantém séries de ações que têm a proposta de resgatar os nossos costumes, como por exemplo, as cavalgadas e a peregrinação de Santa Rita de Cássia. Em 2010 inauguramos o prédio e o mobiliário da casa da memória “Professora Aldeni Janones”. Uma série de eventos aproximou a comunidade do teatro, do cinema, da música, do artesanato e da história do município: o Minas ao Luar, o Festival de Outono, a Feira Cultural, Cine Vivo e o Itugospel.

Saiba mais do projeto pelo endereço eletrônico www.triangulodasgeraes.com.br ou pelos telefones (34) 3236 8133, (34) 9972 8681 e (11) 9953 2001.