Período chuvoso requer cuidados redobrados contra o Aedes aegypti

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses alerta contra a prática de armazenar inadequadamente água das chuvas

 IMG_9512

Foto Aldair de Lima                    Mutirão realizado em novembro         

 

            Nos períodos chuvosos, o cuidado redobrado contra a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, é a principal orientação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Iturama. Medidas simples, como limpar os quintais e evitar o acúmulo de água em recipientes destampados, são as consideradas mais eficazes contra o mosquito causador da doença que pode matar.

 

 

            A educadora em saúde Patrícia Leal Mendes, que recentemente assumiu a coordenação do trabalho contra a dengue em Iturama, explica que a atenção deve ser permanente e que a colaboração da comunidade é fundamental para que todos vençam esta “batalha”, uma vez que 85% dos criadouros são localizados dentro das residências.

            “Temos realizado visitas constantes e percebemos que muitos são os moradores que têm armazenado água das chuvas, principalmente, para lavar roupas e, desta forma, economizar nas contas mensais. Este é um procedimento que desaconselhamos pelo risco que pode representar para a saúde de toda a comunidade. Recipientes com água devem ser mantidos sempre muito bem tampados para que não sejam transformados em criadouros do Aedes aegypti.”

Segundo Patrícia é importante que todos se conscientizem que a dengue é uma doença que pode matar e que não há estimativas favoráveis sobre a diminuição de casos em 2011 no Estado de Minas Gerais. De acordo com dados do Governo Estadual, o número de casos de dengue será de 550 mil em Minas Gerais no próximo ano, podendo chegar a 2 milhões quando considerados os não registrados. Neste ano, poderão chegar a 250 mil.

“Nosso trabalho é para que Iturama fique fora desta estatística. Sempre que encontramos focos do Aedes temos expedido notificações para que os responsáveis pelos imóveis estejam engajados em eliminá-los. Estudamos também medidas mais incisivas que deverão ser estendidas àqueles que não colaborarem.”    

O agente de combate às endemias, Marco Aurélio Leal Nunes, lembra que além das visitas, campanhas de conscientização e do mutirão já realizado neste ano – quando foram coletadas 30 toneladas de resíduos sólidos, no período de 9 a 18 de novembro -, é estuda uma parceria público-privada para a realização de mais um mutirão entre os próximos meses, provavelmente, em fevereiro.

 

Disk Denúncia

 O Centro de Controle de Zoonoses é localizado na Rua Ituiutaba, 1.198. O número do Disk Denúncia é o (34) 3411 9594.

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: