Prefeito acompanha início de processo licitatório para pavimentação da BR-154

Juntamente com outras lideranças políticas do município e região, Cláudio Burrinho ressalta importância da interligação asfáltica entre Bastos e Ituiutaba

Prefeitura_fotos_029

Foto: Marcos Malta

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomas de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, acompanhou nesta sexta-feira um momento histórico para a população do Triângulo Mineiro: a assinatura que autoriza a abertura do processo licitatório para definir a empresa que executará a pavimentação de 51 quilômetros da BR-154, entre Bastos e Ituiutaba - investimento de R$ 70 milhões.

Cláudio Burrinho diz presenciar com grande satisfação todo o processo para o início da pavimentação do respectivo trecho, um dos projetos encabeçados pelo deputado ituramense Aelton Freitas (PR), reeleito para a gestão 2011/2014. “Graças ao empenho de parlamentares com fortes atuações vamos encurtar as distâncias entre as cidades do Triângulo. Isso é positivo para o nosso desenvolvimento e para o de toda a região. Não poderíamos deixar de presenciar a abertura do processo de licitação que indicará qual empresa será responsável pela obra.”

O deputado federal Aelton Freitas, em entrevista à imprensa que acompanhou a assinatura em Ituiutaba, lembra que a pavimentação é um sonho que deverá ser realizado em 2011 após 50 anos de espera. Juntamente com Romel Anísio Jorge e Gilmar Machado, trabalho há oitos anos para incluir no orçamento da União os recursos necessários para a pavimentação entre Bastos e Ituiutaba. Nos anos de 2009 e 2010 conseguimos R$ 46 milhões para a execução do asfalto da BR-154 e agora queremos incluir a obra no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para que possa ter imensa prioridade.”

Romel Anísio Jorge (PP) também lembrou do empenho para favorecer a comunidade do Triangulo Mineiro. “Este passo tão importante que presenciamos hoje para a ligação entre Bastos e Ituiutaba, por meio de uma via pavimentada, é o resultado de um trabalho duro de mais de 20 anos ao lado de Aleton Freitas e Gilmar Machado.”

Na oportunidade, agradeceu a comunidade de Iturama e região pelo número expressivo de votos. “Obtive 52 mil votos após ter ficado por oito anos longe de uma eleição e por isso quero agradecer a comunidade de Iturama e das cidades vizinhas. Este número teria me dado a vitória já de imediato se tivesse buscado outras legendas. Mas optei por ser fiel ao meu partido e soube que a partir de 1.º de janeiro assumirei uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas.” Como primeiro suplente, Romel assumirá como deputado após o governador Antônio Anastasia ter convidados dois dos parlamentares eleitos para fazerem parte de sua equipe de governo.

Gilmar Machado (PT) considerou a autorização do processo licitatório como um compromisso cumprido. “Nós tínhamos este compromisso com a população do Triângulo Mineiro. É uma forma de retribuir a confiança que a comunidade nos depositou nas urnas. Especificamente para Iturama, manifesto todo o meu apoio ao prefeito Cláudio Burrinho porque somos parceiros desta administração de sucesso. No dia 3 de novembro iremos a Brasília discutir com a reitoria da Universidade do Triângulo Mineiro a implantação de um campus no município.”

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, lembrou que quando esteve na região, no final de julho, recebeu uma “reivindicação muito forte” de moradores e autoridades para a pavimentação da BR-154. “Me comprometi a tomar providência e a primeira medida foi que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) acelerasse o projeto de engenharia necessário, já concluído e aprovado. Agora autorizamos a publicação do edital de licitação. Além de atender toda as reivindicações, entendemos que os 51 km de pavimentação da BR-154 será muito importante porque articulam as BRs 365 e 364. Beneficiamos a região do Pontal como um todo. Agora, iniciamos o processo licitatório e em 2011 começaremos a pavimentação para concluí-la após 24 meses. Já há o compromisso de parlamentares em alocar os recursos necessários, creio que cerca de R$ 70 mi. Quarenta e seis milhões de reais já estão garantidos. Agora, é preciso continuar o trabalho em ritmo forte.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512