Prefeitura aprova nova etapa para construção de 396 casas

Documentação foi encaminhada à CEF nesta 3.ª;

banco será responsável pela ordem de serviço

IMG_1992

Foto: Aldair de Lima

A equipe da Secretaria Municipal de Obras de Iturama aprovou nesta terça-feira, dia 27 de julho, os projetos e documentação apresentados pela empresa PDCA Engenharia Ltda, de Uberlândia, vencedora de processo licitatório para a construção de 396 casas populares na região oeste do município.

Para inicialmente atender a comunidade cadastrada pela Prefeitura de Iturama em 2009, serão 226 residências com área construída de 41,62 metros quadrados, 64 com 53,27 m², outras 64 com 61,78 m² e 42 com 76,38 m². As unidades serão edificadas com dois e três quartos, sala, cozinha e banheiro. As com área de 76,38 m² terão dois quartos e uma suíte.

O loteamento, de propriedade da municipalidade e aprovado em agosto do último ano, tem uma área de 172.949,62 m², sendo 19.977,28 m² de construção, formando assim um novo bairro em Iturama, o Santa Rosa, localizado próximo à Vila Cruzeiro. A documentação aprovada nesta terça foi encaminhada para a Caixa Econômica Federal, banco parceiro da Prefeitura de Iturama no projeto habitacional e a expectativa é que a obra seja iniciada nas próximas semanas.

A meta é assistir famílias que tenham renda de até três salários mínimos. Os atendidos devem se enquadram nas exigências da Caixa para a liberação de financiamentos para habitação popular, com o diferencial da disponibilidade da área para a construção. As parcelas deverão variar entre R$ 200 e R$ 250.

Equipes da Prefeitura de Iturama e da construtora responsável finalizam a análise da documentação dos inscritos, anteriormente chamados para a apresentação dos documentos necessários para os contratos, trabalho supervisionado pela Secretaria Municipal de Governo de Iturama.

Suprir Déficit

Para suprir o déficit habitacional no município, a Administração Municipal atua em dois grandes projetos. Além da parceria com a CEF, há um trabalho conjunto com a COHAB-MG (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) por meio do qual serão oferecidas outras 200 casas ao longo dos próximos dois anos, também em terrenos doados pela Prefeitura, sendo que 60 delas já estão em processo de licitação.

Os contratos deverão ser assinados diretamente entre os mutuários e a COHAB, logo após o começo das construções. Os contemplados serão definidos entre os 222 interessados pré-selecionados em processo coordenado pela Companhia e Prefeitura. As parcelas serão equivalentes a 20% do salário mínimo, cerca de R$ 102, e as unidades serão implementadas no bairro Alcides Veríssimo, também impulsionado por novas habitações.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, lembra que sanar o déficit habitacional em Iturama demanda um alto investimento, mas, acima de tudo, de parcerias eficientes como as firmadas. “Nossa meta é dar moradias mais dignas às famílias ituramenses.”

Elizandra Manfrim Magossi

tel: 34 3411 9512