Projeto Hortas Escolares é ampliado

Iniciativa visa enriquecer merenda escolar e despertar

nos alunos a prática de hábitos saudáveis

Imagem_0061 

Escola João Ribeiro Rosa

Enriquecer a merenda e despertar nos alunos o interesse por uma alimentação sempre saudável é a proposta de um projeto desenvolvido em Iturama por meio de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação. Intitulado “Hortas Escolares” a proposta também visa que as crianças sejam multiplicadoras de informações levando até familiares e vizinhos a importância da ingestão de frutas, legumes e verduras e do cultivo dos respectivos produtos como forma de reduzir custos.

 

No último sábado pela manhã, dia 13 de junho, o projeto foi iniciado na escola João Ribeiro Rosa com o auxílio também dos alunos do IEP (Instituto Educacional Profissionalizante) e da Escola Agrícola Alípio Soares Barbosa, local onde a iniciativa é realizada há alguns anos. A equipe limpou e preparou um terreno de 16 metros quadrados onde serão cultivadas, principalmente, cebolinha e salsinha.

A ação é uma extensão da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 24 de maio a 2 de junho pela Secretaria de Agricultura Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que prevê a organização de mutirões para a montagem das hortas. A Secretaria ficou responsável ainda pela doação de adubos e das sementes.

Para a diretora da escola João Ribeiro Rosa, Jacira de Fátima Ferreira Souza, a medida é importante para conscientizar os alunos sobre a importância dos bons hábitos e sobre ações responsáveis, já que eles auxiliarão na manutenção dos canteiros.

“Aqui temos matriculados 870 alunos na Educação Infantil e nas séries do Ensino Fundamental, do 1.º ao 9.º ano. Os estudantes que estão inseridos no projeto são os dos 4.º ao 7.º anos, mas reservamos um espaço para as crianças do Ensino Infantil terem momentos de lazer ao lado de nossa horta. Desta forma, asseguramos também aos pequeninos uma proximidade maior do projeto.”

Para o vice-diretor da escola, Adão Francisco da Silva, a iniciativa mostra que para a implantação de uma horta não é necessário um grande espaço. “A nossa escola é um exemplo disso. Temos um terreno amplo, mas vamos construir duas salas de aula nele. Entretanto, pudemos aproveitar muito bem os 16 m² direcionados para a horta.”

 

JCC

Também no último sábado, das 12h às 17h, os alunos da João Ribeiro Rosa, escola anfitriã, Joaquim Tiago de Queiroz e Nossa Senhora de Lourdes, assistiram a palestras organizadas pelo JCC (Jovens Construindo a Cidadania), que incluíram temas como saúde, alimentação, medicamentos e sexualidade, além da exibição de um video sobre as diferenças. A programação foi voltada para alunos do 6.º ao 9.º ano.          

  

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: