Retretas - Concertos populares serão estendidos aos bairros de Iturama

Proposta da atual Administração Municipal é promover o resgate cultural por meio de mais apresentações da banda Santa Rosa de Lima

Foto: Aldair de Lima

Resgatar os concertos populares da Banda Municipal Santa Rosa de Lima nas praças públicas de Iturama, as tradicionais retretas, faz parte dos investimentos da atual Administração Municipal para ampliar o acesso à cultura, sobretudo, das comunidades mais carentes.

A volta das apresentações foi anunciada nesta semana pelo prefeito Cláudio Burrinho, em entrevista à equipe da rádio Clube FM. No último domingo, dia 13, os 55 músicos que integram a Banda fizeram o primeiro concerto pela nova proposta. O local escolhido foi a Praça Chico Xavier, no bairro Antônio Bráulio, a mais nova obra inaugurada pela atual gestão, entregue no dia 28 de janeiro.

“Quero cumprimentar todos músicos da banda e também o maestro Tiá pelo trabalho que têm feito, não apenas em Iturama, mas em toda a região. A volta das retretas em nossa cidade começou pelo Bairro Antônio Bráulio com resultado muito positivo. A apresentação que tivemos na Praça Chico Xavier se repetirá em diversas outras localidades de nosso município porque nossa proposta é levar a cultura até as comunidade.”

Para o prefeito, além da disseminação da cultura, estender as apresentações da Banda Municipal Santa Rosa de Lima é uma forma de recrutar novos talentos. “Com as retretas sendo realizadas em cada um dos bairros, não apenas os adultos, mas as crianças e jovens terão mais contato com a música e poderão ter o interesse pelos instrumentos musicais despertado. Investir em esporte, lazer, cultura e educação é sinônimo de um futuro melhor assegurado.”

Histórico

Segundo dados do Setor Municipal de Patrimônio Cultural, em 1º de maio de 1974 foi fundada a Escola de Formação Musical de Iturama e em 2 de maio de 1975 foi criada a Banda Municipal de Iturama, com regulamento próprio, por meio do Decreto nº. 1.355. O 1º maestro foi o Capitão João Evangelista, o 2º sr. Sebastião Pandolfi e, atualmente, o sr. Reimundo Alves.

No 9º Período Administrativo, entre os anos de 1977 e 1983, a Banda foi denominada “Corporação 30 de Agosto” e a partir de 1985, sob a regência do Maestro Reimundo Alves, passou a ser chamada de “Banda Municipal Santa Rosa” em homenagem à Padroeira Santa Rosa de Lima e ao primeiro nome da cidade, Povoado de Santa Rosa. Em 1979 foi construída a sede da Banda para o funcionamento da Escola de Formação Musical.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512