Sete de Setembro - Desfile reúne 5 mil pessoas na Av. Juca Pádua

Número aproximado refere-se a participantes e ao

público que assistiu ao resgate cívico neste 7 de Setembro

IMG_5093

O pelotão da 3.ª Companhia Independente abriu o Desfile Cívico em comemoração aos 188 anos de Independência do Brasil do Reino de Portugal, data lembrada na manhã desta terça-feira, 7 de Setembro, e que reuniu parte da comunidade de Iturama na Avenida Prefeito Juca Pádua – cerca de 5 mil pessoas, entre as que desfilaram e o público que acompanhou as apresentações, aproximadamente 2 mil a mais do que em 2009, segundo estimativas da Polícia Militar.

Este foi o segundo ano consecutivo em que a tradição cívica é lembrada, resgate promovido em 2009, início da gestão do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, e do vice-prefeito Anderson Bernardes de Oliveira. Promover manifestações históricas é uma das metas da atual administração, objetivo que também tem sido atingido com as cavalgadas e inaugurações da Casa da Memória e do coreto da Praça Santa Rosa, ambas no dia 23 de agosto, por exemplo.

Para o prefeito, retomar a tradição dos desfiles cívicos em Iturama é comemorar a liberdade do Brasil em todos os setores e sentidos. “Lembrar o passado é importante para o hoje e para o futuro porque um povo que tem memória é um povo consciente de sua trajetória. Agradeço a todos os que colaboraram para que o evento de hoje [terça-feira] fosse possível, principalmente, à Polícia Militar e à Banda Santa Rosa. Ver as famílias ituramenses participando também é muito gratificante. Até a chuva que caiu um pouco antes do início previsto contribuiu para o nosso evento, tornando a temperatura mais agradável”, considerou o prefeito Cláudio Burrinho.

IMG_5107

A iniciativa foi elogiada pelo major Ivan José Tavares, comandante da 3.ª Companhia Independente. “Este era um sonho antigo da Polícia Militar que se transformou em realidade no ano passado, quando o prefeito Cláudio também concretizou uma de suas metas. Para nós é uma satisfação muito grande poder fazer parte deste projeto.”

Representando o Legislativo ituramense, o presidente da Câmara Municipal, Nilson Conceição de Oliveira, enalteceu a iniciativa da Administração Municipal. “A volta do desfile cívico em Iturama é uma forma oportuna de resgatar um marco de nosso País, que foi a nossa independência. Só temos de agradecer ao prefeito Cláudio por esta oportunidade.”

IMG_5271

Além da Polícia Militar, o Desfile Cívico teve a participação de representantes da APAE - Escola de Ensino Especial de Iturama; das Escolas Municipais Alípio Soares Barbosa, Dalva Barbosa Garrido, Diretora Maria Sarah, Jandira Silva Chaves, João Ribeiro Rosa, José Tiago de Queiroz, Maria de Queiroz Barbosa, Santa Rosa e Cesu Dona Fiúca; das Escolas Estaduais Antônio Ferreira Barbosa, Dom Alexandre, Joaquim Tiago de Queiroz, Nossa Senhora de Lourdes e Tiradentes; das Escolas Particulares Dimânica “Colégio Anglo”, Colégio Objetivo e Fama – Faculdade Aldete Maria Alves; dos projetos Conviver, Fundação Credirama Viva, JCC, Pelotões Esperança do Pontal de Iturama, Campina Verde, Carneirinho e São Sebastião do Pontal; Proerd e Lions Club Iturama.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512