Setor cultural estará em evidência no fim de semana

II Feira Literária e Exposição de Objetos Antigos

serão no dia 17; “Cine Vivo Minas Gerais”
será a opção do dia 18

 DSC_0831

Arquivo

            O cenário cultural de Iturama estará em evidência neste fim de semana por meio da realização de eventos que prometem reunir o público que busca boas leituras, espetáculos culturais, exposição de objetos antigos e cinema. A programação será iniciada no dia 17, sexta-feira, com II Feira Literária de Iturama e Exposição de Objetos Antigos, ações cadastradas na 2.ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.  
 

           

A programação da Feira incluirá 12 horas de exposições e apresentações culturais, no Rotary Club, na Avenida Coronel José Felisberto, número 521, das 10 às 22h: venda de livros, apresentações artísticas e a exposição de objetos antigos “Redescobrindo a Nossa História”, iniciativa da Prefeitura de Iturama por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

            O evento reunirá oito expositores das cidades de Iturama e Jales e o Cantinho da Leitura, este último sob responsabilidade da equipe da Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais”. Já as apresentações culturais incluirão 12 exibições especialmente preparadas por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município.

            Para o secretário municipal de Cultura, Romes Damacena, a Jornada tem como meta estimular a realização de atividades de educação e sensibilização da sociedade. “Eventos como este favorecem a transmissão de seus valores culturais e promovem sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.”

 

 

A proposta em 2010 é que os participantes da Jornada Mineira - com o tema “Patrimônio Cultural e Cidadania” -, desenvolvam ações de promoção dos valores culturais locais, atividades de mobilização dos cidadãos para uma atuação mais ativa e consciente de seus direitos e deveres em relação ao patrimônio cultural.

 

Cine Vivo

No dia 18, a comunidade de Iturama poderá assistir à sessão gratuita de cinema na Praça do Santuário, às 20h, pelo “Cine Vivo Minas Gerais”, iniciativa da Prefeitura em parceria com a empresa Vibrar.   

Esta será a primeira vez que Iturama apresentará o projeto, com a meta de aproximar os ituramenses das produções de qualidade. A exibição será “A Era do Gelo 3”, animação da 20th Century Fox.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, ressalta que promover ações de incentivo à cultura em um município é favorecer a comunidade como um todo. “Além das obras que realizamos em diferentes frentes e das demais ações, priorizamos o incentivo cultural como uma forma de desenvolvimento social e intelectual.”  

 

II Feira Literária de Iturama

Data: dia 17 de setembro

Local: Rotary Clube

Apresentações artísticas e visitação

10h – E.M. Maria de Queiroz Barbosa

10h30 – E.M. Dalva Barbosa Garrido

11h – E.E Nossa Senhora de Lourdes (Magistério)

13h30 – E.M. Santa Rosa

14h – Prof. Cleidimar Maria Julia Tomaz

14h30 – E.M. Agrícola Alípio Soares Barbosa

15h - Faculdade Fama

15h30 – Colégio Anglo

16h – E.E. Joaquim Tiago de Queiroz

16h30 – Apae

19h30 - E.E. Tiradentes

21h – E.E. Antônio Ferreira Barbosa

Visitação

13h30 – E.M. João Ribeiro Rosa

14h – E.M. José Tiago de Queiroz

20h30 – Cesu e IEP

No período vespertino – E.M. Diretora Maria Sarah e Colégio Objetivo

Expositores

Livraria Milenar – Iturama

Livraria Espírita – Iturama

Seicho-no-ie – Iturama

Livraria O Santuário – Iturama

Papel & Arte – Iturama

HMS Papéis – Iturama

Vandisley Garcia – Jales

Maurício – Jales

Cantinho da Leitura – Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais”

 

“Cine Vivo Minas Gerais” – dia 18 de setembro

 

Local: Praça do Santuário

Horário: 20h

Exibição: “A Era do Gelo 3”

 

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: