Setor cultural estará em evidência no fim de semana

II Feira Literária e Exposição de Objetos Antigos

serão no dia 17; “Cine Vivo Minas Gerais”
será a opção do dia 18

Arquivo

O cenário cultural de Iturama estará em evidência neste fim de semana por meio da realização de eventos que prometem reunir o público que busca boas leituras, espetáculos culturais, exposição de objetos antigos e cinema. A programação será iniciada no dia 17, sexta-feira, com II Feira Literária de Iturama e Exposição de Objetos Antigos, ações cadastradas na 2.ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.

A programação da Feira incluirá 12 horas de exposições e apresentações culturais, no Rotary Club, na Avenida Coronel José Felisberto, número 521, das 10 às 22h: venda de livros, apresentações artísticas e a exposição de objetos antigos “Redescobrindo a Nossa História”, iniciativa da Prefeitura de Iturama por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento reunirá oito expositores das cidades de Iturama e Jales e o Cantinho da Leitura, este último sob responsabilidade da equipe da Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais”. Já as apresentações culturais incluirão 12 exibições especialmente preparadas por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município.

Para o secretário municipal de Cultura, Romes Damacena, a Jornada tem como meta estimular a realização de atividades de educação e sensibilização da sociedade. “Eventos como este favorecem a transmissão de seus valores culturais e promovem sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.”

A proposta em 2010 é que os participantes da Jornada Mineira - com o tema “Patrimônio Cultural e Cidadania” -, desenvolvam ações de promoção dos valores culturais locais, atividades de mobilização dos cidadãos para uma atuação mais ativa e consciente de seus direitos e deveres em relação ao patrimônio cultural.

Cine Vivo

No dia 18, a comunidade de Iturama poderá assistir à sessão gratuita de cinema na Praça do Santuário, às 20h, pelo “Cine Vivo Minas Gerais”, iniciativa da Prefeitura em parceria com a empresa Vibrar.

Esta será a primeira vez que Iturama apresentará o projeto, com a meta de aproximar os ituramenses das produções de qualidade. A exibição será “A Era do Gelo 3”, animação da 20th Century Fox.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, ressalta que promover ações de incentivo à cultura em um município é favorecer a comunidade como um todo. “Além das obras que realizamos em diferentes frentes e das demais ações, priorizamos o incentivo cultural como uma forma de desenvolvimento social e intelectual.”

II Feira Literária de Iturama

Data: dia 17 de setembro

Local: Rotary Clube

Apresentações artísticas e visitação