Travessia entre Centro e Recanto dos Lagos é oficializada

Prefeito Cláudio Tomaz de Freitas assina, nesta quarta-feira,

convênio com o governo do Estado de Minas Gerais

DSC02874

Aldair de Lima                        Prefeito Cláudio Burrinho anuncia travessia

A travessia entre a área central de Iturama e o bairro Recanto dos Lagos, sobre o Córrego Santa Rosa -, foi anunciada no início da tarde desta terça-feira (22 de junho) pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) para logo depois do processo eleitoral, em outubro deste ano.

O prefeito reuniu a imprensa e vereadores no local para informar sobre a assinatura do convênio com o Governo do Estado nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, por meio do qual serão liberados R$ 100 mil. Serão instalados 56 metros de tubos galvanizados para a interligação, infraestrutura pensada para dar mais seguranças aos moradores, além de facilitar o acesso centro/bairro e vice e versa.

Durante a coletiva, o prefeito disse saber que este é um projeto buscado há quase uma década por moradores que será possível nos próximos meses graças ao equilíbrio hoje atingido pela Administração Municipal, tendo em vista a realização de obras em diferentes setores.

“Esta foi mais uma iniciativa do deputado estadual Zé Maia (PSDB) que temos de agradecer. Também nesta semana assinaremos mais um convênio, para a liberação de R$ 500 mil para o recapeamento do bairro Nossa Senhora de Fátima, previsto para ser iniciado entre sexta-feira desta semana e a próxima segunda-feira, iniciativa do deputado federal Aélton Freitas (PR). Medidas como estas e o recapeamento dos bairros Cruzeiro, Madalena e Bom Sucesso têm mudado o visual de Iturama. São obras que valorizam as áreas atendidas e, consequentemente, os imóveis nelas inseridos.”

Na oportunidade, Cláudio Burrinho anunciou o início do recapeamento da Avenida Alexandrita para esta quarta-feira, projeto de R$ 1 milhão que incluirá ainda áreas próximas à rodoviária e da Odilon, e o início do projeto Somma na sexta-feira - R$ 7 milhões para atender às comunidades dos bairros Dr. Diógenes de Souza e Amazonas com rede pluvial (Dr. Diógenes e Amazonas) e pavimentação asfáltica (Amazonas). Os investimentos atuais somam R$ 14 milhões, sendo R$ 4 milhões de contrapartida da Prefeitura de Iturama.

Na presença dos vereadores Dr. Cristino Ferreira de Urzedo (PTB), Maria Aparecida Longo (PR), Nilo Cláudio da Costa Pádua (PSDB) e Januário Francisco de Andrade (PTB) agradeceu ao Poder Legislativo de Iturama pela integração com o Executivo e pela aprovação de projetos em tempo hábil para que Iturama possa pleitear recursos para a execução de obras. “Quero agradecer também todo o empenho do vice-prefeito, Anderson Bernardes de Oliveira, por sempre buscar mais verbas para a nossa cidade.”

Dr. Cristino, em entrevista à imprensa, ressaltou o entrosamento entre os dois poderes e a abertura possibilitada pela atual Administração Municipal para que deputados de diferentes partidos possam desenvolver ações voltadas para a comunidade. O vereador Nilo considerou que há muitos anos não eram realizadas tantas obras em Iturama como as em andamento e a vereadora Cidinha ressaltou que as ações têm sido compatíveis com o crescimento da cidade.

Maria José dos Santos e Israel Teodoro, moradores nas proximidades da travessia, respectivamente, há 30 e 13 anos, estão entre os que aprovaram a iniciativa. “Tenho certeza que ficará bem melhor para todos nós”, disse dona Maria. “Há muito tempo esperávamos esta iniciativa. Agora, estou satisfeito”, considerou ele.

Habitação

O prefeito lembrou ainda do Setor da Habitação. “Serão iniciadas as construções de 60 novas moradias nas proximidades das ‘108 Casas’ e outras 396 no bairro Santa Rosa. A previsão é que as obras tenham início no mês de agosto. Hoje podemos dizer que em menos de um ano e meio de gestão cumprimos cerca de 80% da nossa meta”, lembrou o prefeito.

Emprego

A geração de empregos também foi ressaltada por Cláudio Burrinho, lembrando da implantação da Iveco/Curinga, concessionária de caminhões representante da marca Fiat, que deverá estar instalada em Iturama até o fim do ano, e a criação do primeiro Distrito Industrial, uma área de área de 193.600,00 metros quadrados nas proximidades do aeroporto. “Serão 140 lotes para novas empresas. Estas são ótimas oportunidades para absorver os nossos trabalhadores.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512