35.ª Exporama supera expectativa dos organizadores

Cerca 130 mil pessoas passaram pelo Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes” entre quarta-feira da semana passada e este domingo

Aldair de Lima                       Tibil e o prefeito Cláudio Burrinho

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, juntamente com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, apresentou oficialmente, na manhã desta segunda-feira, o balanço da 35.ª Exporama. Cerca de 130 mil pessoas passaram pelo Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”, durante o evento realizado entre quarta-feira da semana passada e este domingo - de acordo com dados da Polícia Militar -, superando a expectativa inicial que era de um público aproximado de 20 mil pessoas diariamente.

O grande número de participantes é atribuído a realização do evento com os portões abertos para a comunidade, segundo ano consecutivo com entrada gratuita. Cláudio Burrinho disse que a sociedade passou a entender o intuito da festa.

“Mantivemos a nossa palavra e trabalhamos para promover o lazer e o entretenimento. Fizemos uma festa de grande qualidade e hoje vemos que as pessoas entendem que investir em lazer é promover o desenvolvimento da cidade como um todo. Se as pessoas participam mais, há mais retorno para os setores agrícola, comercial e industrial. Esta é uma festa regional, a maior que realizamos. Nossa meta é manter os portões abertos para a comunidade.”

O vereador Cristino Ferreira de Urzedo (PTB), que participou da coletiva, lembrou que a Prefeitura sempre terá o respaldo necessário da Câmara para promover ações que atendam aos anseios da sociedade. “A Exporama é um evento regional de alto nível que temos de manter sempre próximo à comunidade. É uma festa tradicional voltada para todas as famílias.”

Tibil considerou que a festa deste ano foi a melhor já realizada em Iturama e região. “Este foi um compromisso cumprido pela Prefeitura, com apoio da Câmara Municipal e Sindicato. Os estandes foram ocupados por grandes empresas conhecidas nacional e internacionalmente. Isto mostra a importância que a Exporama tem para o crescimento de diferentes setores. A programação voltada para os produtores rurais também foi extremamente diversificada, com melhoramento genético, torneio leiteiro e ranqueamento.”

Rodeio

Tibil falou ainda sobre as disputas pelo rodeio em touros e cavalos. “Registramos a presença de peões premiados e reconhecidos em todo o circuito nacional. A competição foi de alto nível e grande parte dos peões foi atraída pela premiação: dois carros, quatro motos zero quilômetro, além de prêmio em dinheiro (entre R$ 10 mil a R$ 15 mil).”

Os melhores classificados na modalidade “Cavalo” foram: Fabiano da Conceição (Pingo), de Piracicaba - SP; Marco Antônio da Silva (Pio), de Palestina-SP; Wilson Martins Araújo (Batata), de São José do Rio Preto - SP; Valter Dias (Tiquim), de Mirassol – SP; e Antônio Calheiros de Moraes, de Santa Fé do Sul - SP.

Na modalidade “Touro” destacaram-se José Carlos dos Santos Jr., de Laranjeiras - SE; Antônio Barbosa Santos (Ti Toim), de Tanabi -SP; Alaídes Alves Pereira Silva, de Redenção – PA; Abner Arco da Silva, de Mesópolis - SP; e Agnaldo Cardoso de Uberada – MG.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512