Administração busca suprir déficit habitacional

Construção de unidades atenderá famílias com renda de até três salários mínimos; novas casas impulsionam criação de mais dois bairros em Iturama: o Santa Rosa e o Alcides Veríssimo

Elizandra Manfrim

Cláudio Burrinho aposta em parcerias com a Cohab e CEF

Para suprir o déficit habitacional em Iturama, a Administração Municipal trabalha em dois grandes projetos em parcerias com Caixa Econômica Federal e a COHAB-MG (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais). Pela primeira, o município lançará nos próximos dias o Plano Habitacional Municipal, por meio do qual, inicialmente, serão construídas 396 casas que terão financiamento facilitado pela CEF. A meta é assistir famílias que tenham renda de até três salários mínimos que já foram cadastradas no último ano.

A iniciativa prevê que a Prefeitura de Iturama doe os terrenos para a construção das unidades, que serão integradas ao Santa Rosa, bairro que será criado com a instalação das novas moradias, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Governo.

As famílias atendidas serão as que se enquadram nas exigências da Caixa para a liberação de financiamentos para habitação popular, com o diferencial da disponibilidade da área para a construção. As parcelas deverão variar entre R$ 200 e R$ 250 e os mutuários poderão optar por casas de um, dois ou três dormitórios.

A partir do próximo mês, equipes da Prefeitura de Iturama e da construtora responsável começarão a chamar os inscritos para a apresentação dos documentos necessários para os contratos, sendo que as primeiras unidades deverão ser iniciadas em julho.

COHAB

Já pela parceria com a COHAB serão construídas outras 200 casas nos próximos dois anos, também em terrenos doados pela Prefeitura, sendo que 60 delas já estão em processo de licitação, aberto na última semana. O início da obra é previsto para julho e a conclusão para até o fim do ano.

Os contratos deverão ser assinados diretamente entre os mutuários e a COHAB, logo após o começo das construções. Os contemplados serão definidos entre os 222 interessados pré-selecionados em processo coordenado pela Companhia e Prefeitura há pouco mais de um mês em Iturama. As parcelas deverão ser equivalentes a 20% do salário mínimo, cerca de R$ 102, e as unidades serão construídas no bairro Alcides Veríssimo, também impulsionado pelas novas habitações.

Comodidade

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) explica que resolver a questão do déficit habitacional em Iturama demanda um alto investimento, mas, acima de tudo, de grandes parcerias como as firmadas pela atual administração. “Vamos iniciar este projeto o mais breve possível. Nossa meta é dar moradias mais dignas às famílias que serão atendidas. Nada dignifica mais um homem do que ter um lar com toda a infraestrutura necessária para possibilitar comodidade a sua família. Trabalhamos para ampliar o conforto de centenas de famílias ituramenses, sem deixarmos de nos preocupar com a qualidade da habitação e com parcelas que a maioria pode pagar”, finaliza o prefeito.

Elizandra Manfrim Magossi

tel: 34 3411 9512