Inclusão Social é tema de capacitação

Meta é possibilitar que representantes de setores diferenciados estejam cada vez mais preparados para trabalhar com as diferenças

 

Aline Carvalho
DSC01028

 

Para possibilitar uma ampla inclusão dos deficientes ao mercado de trabalho, a equipe do Frigorífico JBS-Friboi, unidade de Iturama, promove até esta sexta-feira um treinamento sobre inclusão social. A ideia é possibilitar que os encarregados de cada um dos setores estejam cada vez mais preparados para trabalhar com as diferenças.

O treinamento foi iniciado na manhã desta quarta-feira com a explanação de uma equipe do Senai sobre o tema, inclusive com indicadores sobre números. No Brasil são 34.580.721 pessoas com algum tipo de deficiência e 9.980.465 com múltiplas deficiências, segundo dados do IBGE referentes ao censo demográfico de 2000.

De acordo com informações da equipe Recursos Humanos do Frigorífico, atualmente a empresa é aberta para as contratações de deficientes auditivos, físicos, mentais leve e visuais. “Entretanto, buscamos melhorar ainda mais a nossa estrutura para que possamos absorver os deficientes visuais mais adequadamente. Esta é uma preocupação porque aqui no frigorífico muitos trabalhadores manuseiam objetos perfuro cortantes, pela própria natureza da atividade. No curso que iniciamos hoje, por exemplo, vamos realizar uma série de vivências para que os encarregados dos setores entendam mais sobre as necessidades diárias das pessoas que têm tipos de deficiências específicas, sobretudo, no mercado de trabalho.”

 

Oportunidades

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), que esteve na empresa na manhã de ontem considera o treinamento uma grande iniciativa para que o percentual de 5% das vagas destinadas aos deficientes nas empresas seja devidamente preenchido. “Sabemos que este percentual é o mínimo que devemos cumprir para assegurar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Iturama busca até mesmo ampliar esta participação.”

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34)  3411 9512

e-mail –