Iniciadas obras pelo projeto Novo Somma

Prefeito Cláudio Burrinho acompanha implantação de galerias no bairro Dr. Diógenes de Souza; Amazonas terá captação e asfalto – obras de R$ 7 milhões

DSC02968

Fotos: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) reuniu a imprensa, vereadores, empresários e a comunidade, na manhã de sexta-feira (25 de junho), no bairro Dr. Diógenes de Souza, para acompanharem o início de um novo pacote de obras em Iturama. O local escolhido por ele foi a esquina da Avenida Seis com a Rua 5, onde começou a implantação de galerias de captação de águas pluviais pelo Novo Somma (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros).

Pelo Projeto serão aplicados R$ 7.017.951,82 no setor de infraestrutura para atender as comunidades dos bairros Diógenes de Souza e Amazonas, na região sul do município: R$ 1.234.217.76 (rede pluvial no Dr. Diógenes), R$ 1.018.180.40 (rede pluvial no Amazonas) e outros R$ 4.765.553.66 (asfalto no Amazonas). Iturama conseguiu R$ 5 milhões em financiamento pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e outros R$ 2.017.951.82 serão investidos por meio de contrapartida da Prefeitura.

“Nossa meta é fazer uma coisa bem feita, tanto que estamos investindo em galerias, obra que muitos não priorizam por ficar sob a terra, por não aparecer. Esta estrutura é necessária para, posteriormente, ser efetivada a pavimentação, projeto que será estendido ao bairro Amazonas. O prazo para a conclusão da obra pelo Novo Somma é de um ano, em 24 de junho de 2011, e gostaria que a comunidade acompanhasse”, ressaltou o prefeito.

DSC02954

A iniciativa foi parabenizada pelos vereadores Djalme José de Queiroz (PSDB), Nilson Conceição de Oliveira (PMN), presidente da Câmara Municipal, e Nilo Costa Pádua (PSDB). “Esta é uma ação muito importante porque vai evitar processos erosivos e possibilitar o asfalto. Além desta, vemos uma série de iniciativas que tem favorecido diferentes bairros de Iturama”, disse Djalme.

Para o presidente da Câmara a efetivação do Somma pode ser vista como a realização de um sonho para os moradores das “108 Casas”, “200 Casas” e Amazonas. “Quero parabenizar o prefeito Cláudio e o vice-prefeito Anderson Bernardes de Oliveira (PSDB) por este importante projeto. Hoje, aliás, vemos que Iturama se transformou em um imenso canteiro de obras.”

Nilo fez uma alusão entre o governo de Cláudio Burrinho e de Juscelino Kubitscheck, ao citar o lema da campanha à Presidência de JK: “50 anos em 5". “Sabemos que o prefeito não terá um mandato de cinco anos, mas quem sabe terá muito mais tempo para continuar executando suas obras. Podemos dizer que Cláudio é o prefeito ‘furação’, isso porque tem trazido uma série de obras em um espaço curto de tempo, sempre se desdobrando em busca de recursos. Ele é um prefeito voltado para obras populares, um político que trabalha pela população, como tem que ser.”

O morador do bairro “200 Casas” Vacinto Alves Ferreira, pedreiro de 42 anos, informou que há três anos esperava pela infraestrura. “Assim que o prefeito Cláudio falou que ia fazer a obra fiquei mais tranqüilo. Ele tem cumprido tudo que nos prometeu.”

A ajudante de cozinha Rosa Alves de Souza, 35, moradora das “108 Casas”, disse estar muito feliz. “Vemos que a cidade está mudando depois que o prefeito Cláudio assumiu a Prefeitura. Tudo está muito melhor.”

Av. Alexandrita

DSC02929

Também na manhã de ontem, Cláudio Burrinho falou sobre o início do recapeamento de toda a extensão da Avenida Alexandrita, uma das principais de Iturama, nesta quinta-feira. “Vamos investir R$ 1,2 milhão nesta nova etapa de recapeamento, o que incluirá ainda ruas próximas à rodoviária e do bairro São Miguel, com prazo de conclusão em três meses. Do total de recursos investidos, R$ 1 milhão é do Governo Estadual e outros R$ 200 mil da Prefeitura.”

Contratos

O prefeito informou ainda que assinou nesta quinta-feira outros dois contratos. “Em Belo Horizonte, onde estive nesta semana, foram firmados mais dois importantes compromissos. Um deles é a conclusão da Vila Olímpica, que pretendemos que esteja em funcionamento em 1.º de janeiro de 2011 e, o segundo, é para as obras de recuperação asfáltica do bairro Nossa Senhora de Fátima, ação que será iniciada já nesta terça-feira entre os bairros Tiradentes e Vila Madalena.”

Habitação

Nos próximos dias terá início a construção de 60 casas no bairro Alcides Veríssimo, em parceria com a Cohab/MG (Companhia Habitacional de Minas Gerais). “Adquirimos uma área para 438 lotes. Nossa meta é chegar a 200 casas na localidade e fazer a doação dos demais terrenos para famílias mais carentes. Já no bairro Santa Rosa serão construídas outras 396 casas, em parceria com a CEF (Caixa Econômica Federal), a partir de agosto.”

Cronograma

Na oportunidade, falou da entrega de outras obras: a da praça do Antônio Bráulio, prevista para 4 meses; a da UBS São Miguel, que abrigará dois Programas de Saúde da Família, em 30 de agosto; e da UBS do Newton Cardoso, com mais dois PSFs, em 18 de outubro. “Quero que todos percebam que nossas obras são iniciadas com prazo para a conclusão. Isso é muito importante porque não deixaremos ações por concluir.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512