André Gandolfo marca presença no evento de encerramento das atividades presenciais do PNAIC 2018 em Iturama

encerramento pnaic
Aconteceu, dia 30 de agosto, no Centro Cultural Aldariza Freitas Machado o encerramento do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC- 2017/2018 e abertura do Curso de Formação Continuada dos professores do Ensino Fundamental I.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC também visa reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

Este ano os professores da Educação Infantil e Projeto Novo Mais Educação também foram incluídos no PNAIC. O processo foi muito rico, favorecendo a troca de experiências entre os professores. A Coordenadora Local do PNAIC, Luzia Magna afirma que: projetos assim, valorizam e enriquecem o trabalho pedagógico trazendo cada vez mais qualidade na aprendizagem dias nossos alunos.”

A formação do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizada de novembro/2017 a Agosto/2018, totalizando uma carga horária de 100 horas de atividades presenciais e em serviço para os eixos da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Programa Novo Mais Educação. No total, foram realizados o 6 encontros presenciais. Os Encontros aconteceram na Escola Municipal Diretora Maria Sarah, Secretaria Municipal de Educação e CTT.

Durante toda a formação, 131 profissionais tiveram a oportunidade de participaram de atividades que também visam reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores. Foram 32 professores da Educação Infantil, 75 do 1º ao 3 ano e 24 do Programa Mais Novo Alfabetização e Projeto Tempo Integral, com participação de profissionais da Rede Estadual.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, da coordenadora local do PNAIC Luzia Magna, das formadoras locais, Telma Regina. Neila Maria, Ivany Batista, Andreia Urzedo, Elaine Urzedo, Alessandra Urzedo. A supervisora responsável pela Formação Continuada, Rosecler Silva Moreira Leonel também se fez presente e apresentou sua equipe de formadores que atuarão durante a formação. Marcaram presença no evento os cursistas dos três segmentos contemplados e professores da do 4º e 5º ano do Ensino fundamental, além dos gestores das escolas municipais e estaduais. Também esteve presente a supervisora de Ensino da Educação Infantil Angélica Ferreira Alves Araújo Lima.

A abertura aconteceu com a fala do Secretário Municipal de Educação que destacou a importância do evento. “É nessa dinâmica que o docente se constitui como profissional da educação e ganha protagonismo dentro da missão escolhida. Acreditamos também que a liberdade somente se adquire por meio do desenvolvimento humano. Sendo assim “a liberdade corresponde a ideia de autoeducação. De um ponto de vista epistemológico, autoeducação significa a capacidade de recriar a ação, através do pensamento intuitivo, de acordo com a percepção contextual. “A autoeducação docente é a tradução prática da ideia de liberdade” (Junior, 2012). Destacou Milton Junior Marrega.

A Escola Municipal Santa Rosa apresentou a “Dança dos copos, uma dança de Ritmos e sons, coreografia e movimento”! A batida da música do copo é inspirada em uma antiga brincadeira de crianças chamada "O jogo do copo". Os alunos, em sintonia, tornaram a noite mais agradável. A apresentação da escola foi coordenada pela professora Estela Lúcia Sanches Pacheco e toda equipe pedagógica da escola.

O Poeta e músico, André Gandolfo, marcou presença e apresentou o Diálogo Musical: A Arte de Educar. De forma poética, encantou a plateia presente com seu discurso musical. André Gandolfo é músico, escritor, fotógrafo e palestrante.

André gandolfo, Graduado em Letras, é autor dos livros: Delitos Poéticos (2012), A Dança do Mundo (2014), Iluminar (2016), Eu me chamo Poesia (2017) e Ubtuntu (2018).

Sua apresentação intitulada "Diálogo Musical" já foi apresentada em escolas, teatros, prefeituras, secretarias de educação, saúde e assistência social, instituições filantrópicas e universidades, totalizando 400 apresentações. Pela 4ª vez, André apresenta para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Iturama.

Foi uma apresentação dinâmica e que promoveu reflexão acerca da nossa forma de agir perante o outro. Enfim, foi um momento de muito aprendizado.

Na continuidade, a coordenadora agradeceu a presença de todos e resaltou que Coordenar uma etapa do PNAIC, em que tivemos a interação entre as redes de ensino municipal e estadual, foi muito gratificante. A troca de experiência foi ampla e o ganho pessoal e profissional imensurável. Parabenizo e agradeço ao prefeito, ao secretário de educação, às formadoras locais e a cada um dos cursistas. Educação se faz com compromisso, conhecimento e interação!”.

Milton Junior Marrega encerrou, agradecendo a participação de todos e destacou que a formação continuada de professores como política pública é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito à experiência adquirida e no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida.

O prefeito Anderson Golfão deixou uma mensagem para todos os envolvidos no processo educacional e salientou: “Agradeço a toda equipe da Secretaria de Educação, ao Secretário Milton Junior Marrega, à coordenadora local do programa Luzia Magna Soares Alvarenga e às formadoras Neila Maria de Oliveira e Ivany Batista, da Educação Infantil, Alessandra Urzedo, Andreia Urzedo e Elaine Agostini dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Telma Regina, do Programa Novo Mais Educação e todos os professores cursistas que concluíram com sucesso mais esta etapa do PNAIC.. A interação entre as redes de ensino estadual e municipal muito enriqueceu este processo de formação. Atribuo o grande mérito do pacto, sem dúvida alguma, ao processo de formação continuada, às reflexões das práticas docentes e ao compartilhamento de experiências de sucesso, que tanto enriquecem a educação em nosso município”.

Parabéns a todos que contribuíram com o sucesso do evento!

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO NESTE-LINK