Blitz educativa conscientiza motoristas sobre perigos do cigarro

IMG 7234O dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A Secretaria de Saúde de Iturama realizou na tarde de ontem uma ação com foco em conscientizar sobre os riscos do uso do cigarro e também dar orientações para tratamento daqueles que desejar abandonar o vício, mas precisam de ajuda. A blitz educativa aconteceu em frente a Prefeitura Municipal, no semáforo do cruzamento das avenidas Alexandrita, Juca Pádua e Rua Cidade do Prata. Foram distribuídos 500 panfletos para os motoristas.

De acordo com a enfermeira Aparecida Helena da Silva, educadora em saúde, o fumo pode oferecer riscos para o fumante e para quem está próximo. “O fumo pode provocar uma série de doenças graves, como câncer e complicações no pulmão. Quem fica próximo é o chamado fumante passivo, que também pode sofrer as mesmas consequências”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de Iturama oferece tratamento gratuito para os que desejam abandonar o vício. Segundo Aparecida Helena, o tratamento é gratuito e realizado por equipes capacitadas. “Os interessados em abandonar o vício com auxílio de profissionais, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência”, finalizou.