Centro Municipal de Educação Infantil Iraci da Costa Pádua Recebe Brinquedos Novos

entrega brinquedos
No dia 29 de março, o prefeito Anderson Golfão e o Secretário Milton Junior Marrega fizeram a entrega de vários brinquedos para os alunos do CEMEI Iraci da Costa Pádua. Alunos e professores do CEMEI tiveram uma grande surpresa. O CEMEI foi contemplado com uma grande diversidade de brinquedos pedagógicos para o trabalho diário com as crianças. Ao todo foram entregues 43 tipos de brinquedos, no valor de R$ 39 447, 98.

São vários tipos de brinquedos pedagógicos que auxiliarão no desenvolvimento de competências cognitivas nessa faixa etária (2 a 5 anos) e na alfabetização das crianças.

A aquisição se deu por meio do PAR - Plano de Ações Articuladas. O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

A elaboração do PAR e todo o acompanhamento do seu trâmite são feitos pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC – Módulo PAR), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Iturama.

“Os brinquedos são ferramentas essenciais para o ensino da alfabetização, pois estimulam a atenção, criatividade, concentração, raciocínio espacial, coordenação motora, além do conceito de regras”, disse o secretário de Educação, Milton Junior Marrega.

A lista de brinquedos foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com as orientações dos parâmetros curriculares para a etapa da Educação Infantil. Entre os tipos de brinquedos recebidos, estão: Cavalo de balanço – Madeira, Conjunto de Quebra-cabeça Progressivo, Conjunto de Peças para Encaixe, Pia de Cozinha, Conjunto de Blocos lógicos Conjunto de Carrinho de Boneca, Conjunto de Jogo de Memórias, Teatro de Fantoche, casinha de Boneca, bandinha Rítmica, Conjunto de Caixa Brinquedoteca, entre outros.

O momento de entrega dos brinquedos transbordou amor e encantamento. Foi um instante mágico de emoção. Foi nítida a alegria e satisfação nos olhos das crianças. Professores, supervisora Ivany Batista e a diretora do CEMEI Iraci da Costa Pádua, Maria Helena, agradeceram entusiasmados a iniciativa da Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal em adquirirem os brinquedos. A diretora Maria Helena afirmou que a diversidade de brinquedos é muito bem-vinda e vai enriquecer os momentos de aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento de nossas crianças.

A Supervisora de Ensino da Educação Infantil Angélica Alves ressaltou toda sua emoção na seguinte frase: “As crianças são felizes porque reconhecem a beleza das coisas. Ao brincar elas expressam toda essa beleza e é brincado também que elas aprendem sobre si e sobre os outros e as possibilidades de agir sobre o mundo real”.

Essa é mais uma forma de contribuir com a aprendizagem de nossas crianças, até os cinco anos de idade, onde as crianças são atendidas pelas Creches”, destacou a coordenadora geral Telma Regina.

Na oportunidade, o prefeito Anderson Golfão falou de sua alegria em fazer a entrega dos brinquedos no CEMEI Iraci: “Estamos fazendo essa entrega com muita satisfação e consciência da importância da diversidade de brinquedos pedagógicos para o desenvolvimento das crianças”. Queremos contribuir com melhores condições de ensino e aprendizagem para todas as crianças Ituramenses, concluiu Anderson Golfão.

Por Luzia Magna Soares Alvarenga

CONFIRA AS-FOTOS