CREAS aproveita 08 de Março para conscientizar a população sobre Violência Contra a Mulher

af

O Dia Internacional da Mulher é uma data que deve ser pensada além da data festiva, é um momento de reflexão e de aprofundamento de lutas pela igualdade social, no que se refere à dignidade, justiça, cidadania, trabalho.

Este é um momento importante para propor uma reflexão sobre a trajetória histórica da mulher e das lutas que ainda são travadas para serem asseguradas condições de igualdade de gênero e dos direitos constitucionais.

E falando em garantia de direitos o CREAS aproveita este momento para conscientizar a todos sobre a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, uma vez que oferece acompanhamento psicossocial especializado a vítimas de violações de direitos e suas famílias, no sentido de construir mecanismos de superação da violação sofrida, construção conjunta de novas perspectivas de vida e fortalecimento da função protetiva das famílias.

Os cinco tipos de violências que a mulher deve denunciar são:

Física: empurrar, chutar, amarrar, bater, violentar;

Psicológica: humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar;

Moral: caluniar, injuriar, difamar;

Sexual: pressionar a fazer sexo, exigir práticas que você não gosta, negar o direito a uso de qualquer contraceptivo;

Patrimonial: reter seu dinheiro, destruir ou ocultar seus bens ou objetos, não te deixar trabalhar.

É importante acima de tudo que estes crimes sejam denunciados aos órgãos competentes, para que os criminosos sejam punidos ao rigor da lei. Além disso, também devemos ressaltar o poder que as mulheres possuem para denunciarem, sendo amparadas pela Lei Maria da Penha.

Onde você pode denunciar?

Disque 180;

Polícia Militar;

Polícia Civil;

Ministério Público.

MULHER, SUA VIDA É IMPORTANTE. PARABÉNS PELO SEU DIA!

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – (CREAS) GABRIEL PEREIRA LOPES