Em Audiência Pública, poderes constituídos e sociedade civil elegem construção de Aterro Sanitário como prioridade.

Foto-2
Com fundamento no Parecer Preliminar, aprovado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização Financeira, onde os municípios com até 50.000 habitantes poderão indicar 01 emenda de iniciativa popular, Iturama realizou no último dia 18 de novembro na Câmara Municipal de Iturama, Audiência Pública com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil.
Como o município tem uma população que se enquadra no item “d” do Parecer Preliminar, com número de habitantes entre 20.001 a 50.000, poderá pleitear a liberação de recursos federais no valor de R$600.000,00 (Seiscentos mil reais), implementados pelo Governo Federal, através de EMENDA POPULAR.
Dentre as autoridades participantes da Audiência Pública, estavam presentes o Presidente da Câmara, Alex Sandro Gonçalves Santos; o Vice Presidente, Dr. Cristino Ferreira de Urzedo; o Secretário de Governo, Tércio José de Araújo representando o Prefeito Claudio Burrinho e o Gestor de Convênios do município, Dr. Clayton José de Oliveira.
No auditório da Câmara Municipal, muitas pessoas se faziam presentes, dentre elas, o Presidente do PT de Iturama, Ubaldo de Assis; Sr. Joaquim Honório, membro do Diretório do PT e sua esposa, estudantes, Diretoras de Escolas, Professores, Presidentes de Entidades, Associações de Bairros, integrantes do Demolay e várias pessoas que atenderam ao convite divulgado através dos órgãos de imprensa local.
Durante os trabalhos, os componentes da mesa de honra levaram ao conhecimento de todos os presentes, as propostas apresentadas, fazendo a leitura e explicação de cada uma delas, como constam no Parecer Preliminar da Comissão Mista, e em seguida, o cerimonialista franqueou a palavra para que todos os participantes pudessem opinar sobre a melhor proposta a ser escolhida.
Após longo debate, colocou-se em votação a melhor proposta e a maioria dos presentes, optou pela proposta de nº 05, sendo:
- Implantação e melhorias de Sistemas Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos, ou seja, a erradicação do atual “lixão” de Iturama e a construção de um “Aterro Sanitário” em local afastado do perímetro urbano.
Ao final, todos assinaram a Lista de Presença que será encaminhada pelo Executivo Municipal, juntamente com a Ata da Audiência Pública e Formulário de Emenda de Iniciativa Popular devidamente preenchido para a Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização Financeira do Governo Federal em Brasília-DF.
foto-1
Foto-3