Escola Municipal João Ribeiro Rosa realiza 1ª Mostra de Foguetes Nível 3 e 4.

Mostra Foguete - JRR 8
A Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal de Educação têm oportunizado às escolas a participação nas Olimpíadas destinadas aos alunos de todos os níveis. Assim, a equipe da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, de Iturama-MG, compromissada com a aprendizagem significativa, formada pelos professores de Ciências Ana Laura Silva e Jonathan Luiz e pelos estudantes do Ensino Fundamental II, promoveu a 1ª Mostra de Foguetes que aconteceu dia 24 de maio de 2019.

Motivados pela OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, a escola se inscreveu para participar da prova. A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 17/05/19.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

A Escola Municipal João Ribeiro Rosa participou da prova escrita, com os alunos do 8º e 9º anos. A Mostra de Foguetes foi realizada internamente.

Vários alunos do segmento citado participaram do evento apresentando seus foguetes e a base de lançamento, nível 3 e 4. Os alunos orientados pelos seus professores construíram seus foguetes e no momento da mostra, no campo localizado no Bairro São Miguel, realizaram o lançamento e a cada resultado a emoção era compartilhada por todos.

Durante todo evento a solidariedade entre as equipes foi um diferencial. As equipes se ajudavam e juntos se sentiam fortalecidos para lançar o experimento realizado. Foi emocionante ver a interação entre todos os alunos da escola.

A professora Ana Laura destacou a importância da Olimpíada e as contribuições que ela proporcionou. “O evento foi perfeito e com certeza essa experiência contribuiu muito com a formação escolar dos nossos alunos”. A criatividade dos nossos supera toda e qualquer expectativa. Gratidão! Nossos alunos brilharam, finalizou Ana Laura.

O professor Jonathan Luiz, professor de Ciências, demonstrou sua satisfação e emoção ao ver o resultado obtido pelos alunos.

Durante o evento, estiveram presentes Professores colaboradores, Adão, Graziela Costa, Juliana, Neirandes, supervisoras Andreia e Anízia.

De acordo com a diretora Glimar o evento foi fruto de muito empenho. “Com certeza a mostra foi resultado de todo o empenho e comprometimento que tivemos nos últimos meses. Quando reúne uma equipe competente é quase certo que os frutos serão colhidos. Ana Laura Silva e Jonathan Luiz vocês superaram todas as expectativas e foram ainda mais longe que o previsto. Projeto Maravilhoso: Primeira Mostra de Foguetes. Parabéns a todos alunos da Escola Municipal João Ribeiro Rosa que participaram dessa experiência científica, finalizou a diretora Glimar Hipólita”.

O evento contou com a participação da família e toda comunidade e nas Redes Sociais foram evidenciados de forma positiva os comentários acerca do envolvimento de todos. “Acompanhei de perto o trabalho dos alunos, coordenado pela professora Ana Laura e Jonathan Luiz, e observei que a atividade educativa extraclasse influencia diretamente no aprendizado do aluno. As ações que exploram os ambientes externos despertam a criatividade, além de estimularem a busca pelo conhecimento. Parabéns a todos os envolvidos nessa atividade extracurriculares, promovido pela Escola Municipal João Ribeiro Rosa e seus Professores, que mais uma vez saiu na frente, proporcionando educação de qualidade. Foi uma experiência ímpar que permitiu aos alunos atingirem os objetivos educacionais”, destacou Josino Brasileiro de Alvarenga Filho, tio da aluna Maria Eduarda, do 7º ano.

A Secretaria Municipal de Educação se fez presente, representada pela supervisora de Ensino do Fundamental II, Luzia Magna Soares Alvarenga, que parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido. Foi um prazer imenso poder sentir de perto a emoção de cada aluno ao lançar seu experimento. Foi nítida a interação de todos e o trabalho consciente e bem preparado que cada um apresentou. Demonstrou trabalho com responsabilidade.

Ainda, ver de perto o carinho que todos da escola têm com os alunos foi emocionante! Em todos os momentos, percebi a calma, o profissionalismo e a dedicação de cada professor que estava acompanhando as turmas! Um momento riquíssimo de aprendizagem! Parabéns, concluiu a supervisora Luzia Magna.

Em 2020, a escola pretende participar da MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG).

A frase que foi destaque em uma das falas da professora Ana Laura será usada para ilustrar o momento: Educação não transforma o mundo. Educação muda às pessoas. r Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire)

Mostra Foguete - JRR 1
Mostra Foguete - JRR 2
Mostra Foguete - JRR 3

Mostra Foguete - JRR 4
Mostra Foguete - JRR 5
Mostra Foguete - JRR 6
Mostra Foguete - JRR 7
Mostra Foguete - JRR 9
Mostra Foguete - JRR 10
Mostra Foguete - JRR 11
Mostra Foguete - JRR 12
Mostra Foguete - JRR 13
Parabéns a todos os envolvidos!

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Colaborou: Luzia Magna Soares Alvarenga