Importância do livro é ressaltada cada vez mais cedo

Professores ampliam trabalho no Ensino Infantil para despertar o interesse dos pequeninos pela leitura; resultados já são percebidos

ed._infantil

Secretaria Municipal de Educação

Despertar o gosto dos pequeninos pela literatura, estreitando contatos com ideias originais, o humor, o lúdico e a fantasia, faz parte de um dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Iturama, especialmente, voltado para as crianças matriculadas no Ensino Infantil.

Para o aprofundamento de uma série de atividades que buscam reforçar a obtenção das metas, professores da rede municipal foram capacitados para a implantação e execução da proposta por meio da oficina Caminhos Lúdicos e Educativos da Ação Docente: Ler e Contar Histórias, ministrada em Iturama no fim do mês de julho.

“A oficina teve como meta auxiliar no desenvolvimento da competência da linguagem oral do leitor, integrando a literatura às vertentes culturais, apresentando ao educador o conhecimento da arte de ler, as diversas obras de literatura infantil e as estratégias de se contar histórias”, explica a diretora pedagógica da Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Elaine Agostini.

Para resumir a relevância do projeto, a diretora cita um dos trechos do livro “Do mundo da leitura para a leitura do mundo”, da escritora Marisa Lajolo - Editora Ática. “É à literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar: o cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, torna-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos” (páginas 105-6).

Subsídios

Elaine ressalta ainda que com as capacitações, os educadores passam a ter mais subsídios para transmitir às crianças o que o livro pode oferecer, como escolher bem o texto e as características principais do contador. “Os resultados positivos já são percebidos pelo maior interesse das crianças pela literatura. Além das atividades realizadas em sala de aula, os nossos alunos estão indo mais à Biblioteca Municipal”, o que amplia o universo da leitura.

Sugestão de livros sobre as diversas formas de contar histórias:

• COM PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

Livro: Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado/Ática

• VARAL

Livro: A promessa do girino - Jeanne Willis/Ática

• FANTOCHE

Livro: A arara cantora - Sônia Junqueira/Ática

• ÁLBUM SERIADO

Livro: Tumebume, o vaga lume - Sylvia Orthof/Ática.

• ÁLBUM SANFONADO

Livro: Joaquim, o rei pinguim - Armelle Boy/Ática.

• QUADRO DE PREGAS

Livro: Dentro da casa tem... - Márcia Alevi/Scipione