Iturama realiza a 2ª Plenária Municipal de Saúde

plenaria saude

Com o objetivo de construir e selecionar propostas prioritárias de Iturama que irão integrar o debate nas etapas estadual e federal das conferências de saúde de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a Plenária Municipal de Saúde de Iturama 2019, no dia 09 de abril, das 08 às 17horas no Plenário da Câmara de vereadores.

Centenas de profissionais da área participaram e debateram os assuntos propostos. Dentro do tema foi abordado: Saúde com Direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiência para o SUS.

“Nesta Plenária, discutimos vários assuntos com o tema: Democracia e Saúde, que também é tema da 16ª Conferência Nacional que vai acontecer no mês de agosto. Tudo que foi discutido aqui será enviado para a Conferência Estadual que acontecerá em Belo Horizonte até o mês de Junho e, em seguida, será encaminhado para Conferência Nacional em Brasília. A partir disso, aqueles assuntos que for necessidade e prioridade de todos os usuários, trabalhadores e prestadores de serviços da saúde serão aprovados e servirão para desenvolver novas políticas de Saúde que serão implantadas em nosso Plano Municipal de Saúde que será feito do ano de 2020 a 2023”, explicou a Secretária de Saúde, Dra. Rejane Queiroz, que aproveitou para frisar a importância da participação dos presentes falando de suas experiências e dando os seus depoimentos.

Para o atual presidente do Conselho Municipal Saúde de Iturama, Antonio Rodrigues da Silva, a realização da plenária enseja não somente uma exigência normativa, mas também a necessidade de construção permanente de um SUS mais integral, equânime e universal. “Para termos conhecimento do que está funcionado e do que precisa melhorar é fundamental a participação da população, das pessoas que estão na ponta, dos usuários e trabalhadores do SUS. As diretrizes precisam também contemplar a visão da população de dos trabalhadores da rede. Fazemos um chamamento à sociedade, para discutirmos temas que são de interesse coletivo”, ressalta, Antonio Rodrigues. “Tivemos a participação de mais de 200 pessoas nessa construção democrática e cidadã”, completa o presidente do CMS de Iturama.

Vale reforçar que municípios do Brasil inteiro estão sendo chamados para elaborar propostas que comporão as discussões em seus respectivos estados, em um contexto no qual novos governos foram empossados a partir das eleições de 2018.