Iturama terá 2.ª concessionária Iveco/Curinga da macrorregião

Empresários apostam no potencial do município e

devem inaugurar empreendimento ainda neste ano

DSC01110

Pelo potencial empreendedor, Iturama será a segunda cidade da macrorregião a contar com uma filial da concessionária Iveco/Curinga, empresa também presente, apenas no Triângulo Mineiro, em Uberlândia e que deverá ser levada a Uberaba após a instalação aqui no município.

A meta é que a implantação seja finalizada neste ano, sendo que, assim que concluído os trâmites para a definição da área, o empreendimento deverá receber os clientes em aproximadamente cinco meses. A Prefeitura de Iturama é parceira, disponibilizando a infraestrutura de água e energia, além de ser articuladora entre os seguimentos evolvidos.

Na manhã de terça-feira representantes da concessionária estiveram em reunião, na Prefeitura, com a equipe da Administração Municipal, empresários do setor da construção civil, do Grupo JBS/Friboi e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Na pauta, discussões sobre a viabilidade de a empresa ser construída em um terreno de 13 mil metros quadrados, nas proximidades do Frigorífico Friboi, na BR 497. A área construída inicialmente será de 1 mil m².

DSC01270

Segundo o sr. Edison Cury, sócio proprietário da Concessionária Curinga, represente da multinacional Iveco no Triângulo Mineiro, o interesse por Iturama deve-se, sobretudo, pela presença de uma usina de álcool e açúcar, a Coruripe. “Excetuando a equipe que será responsável pela construção da unidade, inicialmente dez empregos diretos deverão ser criados. Abriremos vagas para mecânicos e eletricistas capacitados. Também no início, focaremos nossa atuação na manutenção de grandes máquinas [treminhões, reboques, semireboques e carretas]”, conta Cury.
DSC01287

Na última segunda-feira, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) recepcionou o grupo e falou sobre a importância de Iturama receber novas empresas, sobretudo, de grandes marcas, referindo-se à italiana Fiat, da qual a Iveco é representante. “Trazer um empreendimento como este para Iturama significa mais investimentos e empregos. Além disso, sabemos que quando grandes marcas apostam em um município prova o potencial existente para um crescimento contínuo”, diz o prefeito.

Expansão

O responsável pelo desenvolvimento de rede da Iveco nas regiões Sul e Sudeste, Paulo Giovanni, explica que dentro da proposta de crescimento do grupo em todo o Brasil, a demanda verificada em Iturama faz com que o novo investimento seja possível. “Após esta definição [da área para a construção], a nossa meta é agilizar o processo de implantação, sobretudo, porque o grupo fez a exigência de que as atividades sejam iniciadas neste ano.” A Iveco, há 43 anos no mercado de caminhões, conta atualmente com 54 filiais em todo o Brasil. Até 2011 a empresa, que detém 7,6% do mercado de caminhões, pretende atingir 120 concessionárias consolidadas.

O esboço do projeto, analisado durante a reunião realizada na manhã de ontem, foi pré-aprovado pelo engenheiro do DER, Alípio Augusto, que orientou que o Executivo encaminhe o projeto ao Departamento para aprovação do acesso à empresa – um trevo -, e uma possível marginal.

A reunião desta terça-feira foi coordenada pelo secretário municipal de Governo, Tércio José Araújo, e contou com a presença do secretário de Indústria e Comércio Victor Pinto Farias.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 34119512