Novo Somma - Galerias no Amazonas devem ser iniciadas em dezembro

Trabalho pelo Projeto Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros está a todo vapor no bairro Dr. Diógenes

Aldair de Lima

As obras de infraestrutura pelo Projeto Novo Somma (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros) em Iturama estão a todo vapor. Nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a equipe da empresa Araguaia Engenharia Ltda, com sede em São Paulo, focou os trabalhos de implantação das tubulações de galerias de captação de águas pluviais no entroncamento dos bairros Dr. Diógenes de Souza e Amazonas, duas localidades que serão atendidas por meio de um investimento de R$ 7 milhões.

Até o mês de setembro tinham sido investidos R$ 430.865.42 – 47 metros de tubos de 600 metros de diâmetros e outros 507 metros de 1,5 mil de diâmetro. Para a conclusão das obras de galerias no primeiro bairro citado, será necessária a instalação de 2.263.50 metros de tubos de 400, 600, 800, 1,2 mil e 1,5 metros de diâmetros.

Já a partir de dezembro, o processo deverá estar todo concluído no Dr. Diógenes, quando as galerias começarão a ser instaladas no Amazonas, bairro que contará ainda com a pavimentação asfáltica - um total de 88.814.34 metros quadrados de vias asfaltadas – previsão para iniciar em março de 2011.

Para a galeria, serão 3.822.70 metro de tubos nos diâmetros de 400, 800, 1 mil e 1,2 mil metros, segundo informações dos engenheiros que integram a equipe municipal de Obras, responsáveis pelas 12 medições previstas no empenho global.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, acompanhou as obras que considera como compromissos de campanha cumpridos. “Trabalhamos para a conclusão das redes pluviais até 30 de março de 2011. Já o prazo para a finalização da pavimentação é 23 de agosto de 2011. O mais importante é que os contratos estão assinados, as verbas liberadas e os trabalhos seguindo o cronograma delimitado pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e Prefeitura de Iturama”, concluiu o prefeito.

Elizandra Manfrim Magossi