Prefeitura de Iturama e Secretaria de Educação inicia curso sobre TEA- Transtornos do Espectro do Autismo

autismo camara

O município de Iturama em parceria com o Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial – CEOPE de Uberaba, iniciou no dia 24 de abril o curso de Capacitação em TEA - Transtornos do Espectro do Autismo. O curso ocorrerá no período de abril a novembro, perfazendo uma carga horária de 120 horas.

Os temas abordados durante todo curso serão: Definição – Compreendendo o TEA, Alterações de Linguagem e comportamento: Diagnóstico Diferencial X Autismo e outros Aspectos Psicológicos das crianças; Afetividade, Políticas Públicas; Autismo na Sala de Aula, Psicomotricidade, Método TEACCH, T.A/ C.A; Prática e a Formação e Aprendizagem da Criança; Adaptação Curricular- Teoria e Prática.

Este curso atenderá às expectativas de professores, gestores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais da área educacional e clínicas que atuam ou desejam atuar no contexto de educação inclusiva. Para mediar as discussões e promover um debate sobre o TEA recebemos as palestrantes Márcia Regina e Claudine Santos.

Participaram do encontro, os profissionais dos municípios vizinhos: União de Minas, Carneirinho e Limeira do Oeste. Profissionais da APAE de Iturama, Escolas Municipais de Iturama e Alexandrita, Centros Municipais de Educação Infantil de Iturama e Escolas Estaduais e Particulares e pais de alunos autistas.

Na abertura do evento, aluno autista Yago Ribeiro Silva, Filho de Carlos Antonio da Silva e Adriana José Ribeiro, do 3º ano, da professora Rosa Maria e Miriam Cristina da Silva, da Escola Municipal João Ribeiro Rosa apresentou de forma emocionante a oração do autista.

O evento ainda contou com a presença do Secretário Municipal de Educação do nosso município Sr. Júnior Marrega, da coordenadora do setor pedagógico Telma Regina da Silva, das Supervisoras de Ensino Luzia Magna, Rosecler Leonel, Angélica Alves e da Coordenadora da Educação Inclusiva Marta Angelita Domingos Carneiro, responsável pela organização.

O Secretário Municipal de Educação Junior Marrega, destacou a importância do curso e falou sobre o apoio recebido do Prefeito Anderson Golfão. “Temos recebido o suporte necessário para que o trabalho seja desenvolvido com qualidade e que atenda às necessidades dos nossos educandos”, finalizou Junior Marrega.

A coordenadora da Educação Especial agradeceu a disponibilidade da equipe do CEOPE de Uberaba e lembrou que a Educação Inclusiva é uma das bandeiras da atual administração, destacando que o prefeito Anderson tem tratado o assunto de forma muito responsável.

Enfim, esse evento se configura um chamado para que todos participem de forma efetiva desse ato de amor e vida! De respeito às diferenças e busca de respostas para a tão ouvida pergunta: Tenho um aluno com autismo, e agora?

Este, é o segundo ano em que temos a oportunidade de recebermos essas profissionais em nossa cidade. Em 2017, a mesma equipe realizou durante todo ano capacitação continuada com o tema: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Abertura com o Secretário de Educação, Milton Junior Marrega.

Marcia Regina da Silva - Assistente Social & Claudili Alves - Fisioterapeuta

Glimar Hipólita Feliciana de Freitas - Diretora da Escola João Ribeiro Rosa

Rayra Emilia - Mãe de Aluno Autista

Milton Junior Marrega – Secretário Municipal de Educação & Marta Angelita – Coordenadora da Educação Especial