Aspectos Regionais

A área é de 1401,4 km² e a densidade demográfica, de 24,00 hab/km². A cidade é conhecida como a Pérola do Pontal devido a sua localização no Triângulo Mineiro. Em pesquisa recente foi declarada a 11ª cidade em qualidade de vida no estado em que se situa.

Guia Cultural

Iturama conta com uma rica diversidade de culturas e projetos culturais.

Iturama - história

Iturama - história

Iturama, a 750 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, nasceu do sonho da proprietária da Fazenda Santa Rosa, dona Francisca Justiniana de Andrade. Disposta a criar um povoado, a fazendeira doou, em 24 de março de 1897, 189 alqueires de terra à Diocese de Uberaba. Na área, próximo ao Rio Grande, cresceu o Povoado de Santa Rosa, numa região habitada por índios Caiapós e de belíssimas cachoeiras.
Em 17 de dezembro de 1938, tornou-se distrito de Campina Verde (Decreto No. 148). Cinco anos mais tarde (31 de dezembro de 1943), passa a se chamar Camélia. No ato emancipatório (Lei 336 de 27 de dezembro de 1948) ficou definido o nome atual.
Iturama (yty-terama) significa “região das quedas d’água”, provavelmente em referência às grandes cachoeiras que existiam onde é atualmente a Usina de Água Vermelha. O termo se refere às interpretações de Joaquim Ribeiro Costa, José Carvalho e Cônego Osório, mas há relatos oficiais de que cachoeira pronunciava-se tókót e água era Incó na língua dos Caiapós, sobre os quais escreveu José Joaquim Machado de Oliveira (IHGB-RJ).